Golpe utiliza conteúdo adulto no TikTok para enganar usuários

1 min de leitura
Imagem de: Golpe utiliza conteúdo adulto no TikTok para enganar usuários

A empresa de segurança Tenable descobriu um esquema no Tik Tok que estaria utilizando conteúdo adulto para enganar usuários. Os golpistas utilizam uma tática similar ao presente em outras redes sociais, com postagens roubadas e perfis falsos.

Segundo explica a firma de segurança, os golpistas criam uma conta falsa no site de vídeos curtos e compartilham conteúdos retirados de outros perfis, como modelos dançando ou fazendo exercícios. Além disso, os cibercriminosos fazem publicações com hashtags para garantir mais autenticidade e aumentar o número de seguidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Tenable/Reprodução)

Na legenda, os responsáveis pela armação também costumam indicar uma conta do Snapchat para o usuário seguir e receber "fotos proibidas". Nesta segunda interação, os golpistas continuam com algumas postagens fixas e sugerem uma "assinatura premium" que leva para uma conta do Paypal. Segundo o especialista de segurança Satnam Narang, os valores costumam girar em torno de US$ 5 e US$ 20.

Outra possibilidade que também foi encontrada durante o golpe são táticas de marketing afiliado. Neste caso, os cibercriminosos enganam a vítima para levá-la até um site adulto e garantir assinaturas em serviços de pornografia online.

Audiência ingênua

De acordo com o HuffPost, o esquema costuma chamar bastante atenção no TikTok e algumas contas utilizadas para golpes chegaram a alcançar 12 mil seguidores. O interesse no app está ligado ao crescimento meteórico do serviço de vídeos curtos, que bateu a marca de 1 bilhão de downloads no começo do ano.

Além disso, a audiência do app é majoritariamente jovem, o que torna o número de possíveis alvos "ingênuos" maior. Segundo explica a Tenable, as armações voltadas ao site de vídeos ainda estão só começando. "Será um paraíso para os golpistas", prevê Satnam Narang.

Após a divulgação do esquema, o TikTok removeu as contas que foram denunciadas. A rede social também disse que possui políticas rígidas contra contas falsas e sempre está buscando melhorar no combate aos golpes online

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.