Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Cabo Lightning pirata pode ser a porta de entrada para a invasão do seu Mac
Avatar do autor

Por Julia Marinho

1 min de leitura

Cabo Lightning pirata pode ser a porta de entrada para a invasão do seu Mac

Para quem xingou a Apple depois de ver seu cabo USB arrebentado e resolveu comprar um genérico mais barato, aqui vai um aviso: o pirata adquirido por um quinto do valor original pode ser a chave para um hacker entrar no seu computador.

O cabo USB falsificado é igual ao original, até a maneira como é enrolado e preso. A diferença é que ele traz um chip WiFi implantado que possibilita ao hacker transmitir comandos por essa porta, controlando remotamente o computador. Para que ele domine a máquina, basta que o usuário conecte o cabo pirata e os comandos sejam enviados via app no dispositivo do invasor, que deve estar a pelo menos 90 metros de distância.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os cabos O.MG: iguais aos originais Apple. (Fonte: MG Projects & Research/Reprodução)

Cabo pirata não é reconhecido

A falha de segurança está no próprio sistema do Mac. Ao conectar o iPhone ou iPad no computador, o cabo pirata é percebido apenas como um acessório, permitindo que os comandos que chegam através dele sejam aceitos.

"Parece um cabo legítimo e funciona como um. Nem mesmo o seu computador notará a diferença", disse o pesquisador de segurança, Mike Grover, mais conhecido como MG. A pedido do site de tecnologia Motherboard, ele fez alguns O.MG, como o especialista os apelidou, modificando originais Apple para incluir o chip, e ainda mostrou como eles funcionam na conferência anual de segurança digital Def Con Hacking.

Para fazer a mágica acontecer, MG digitou o endereço IP do cabo falso no navegador do seu próprio telefone. Uma lista de opções apareceu na tela. "Foi como abrir o meu Mac. A partir daqui, um hacker pode dominar o computador remotamente", explicou.  O cabo vem com vários scripts e comandos que um hacker pode executar na máquina invadida e também pode "matar" remotamente a entrada USB, escondendo as evidências de seu uso ou da sua existência.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Segurança Segurança Segurança de dados MacOS Cabos

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cabo Lightning pirata pode ser a porta de entrada para a invasão do seu Mac