Cuidado: app para atualizar Samsung na Play Store é falso

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado: app para atualizar Samsung na Play Store é falso

Você possui um celular Android da Samsung e está em busca de atualizações para corrigir bugs e otimizar o desempenho? Bem, tem um monte de gente nessa mesma situação e os cibercriminosos aproveitam para levar a melhor do jeito que podem. Um app muito popular da loja virtual da Google, já baixado por mais de 10 milhões de pessoas, vem tirando o dinheiro dos desavisados sem entregar o que promete em troca.

play storeFonte: Play Store/Reprodução

“Atualizações para Samsung - Versões de Android” é da empresa Sequoyah Media, que fica baseada na Califórnia e toca o site Updato, que traz notícias e tutoriais relacionados ao Android. Ao abrir o app, a tela principal reproduz a home do site.

play store samsungFonte: CSis Blog/Reprodução

Ao pesquisar por seu firmware na seção "Download de firmware", já é possível notar vários anúncios que não possuem ligação oficial à Samsung e ofertas de assinatura anual para download de updates da sul-coreana por US$ 34,99. A coisa toda fica ainda mais suspeita quando você nota que não é possível pagar via Google Play, somente enviando as informações do cartão de crédito por meio de uma aplicação do software.

samsungFonte: CSis Blog/Reprodução

Outra coisa que chama a atenção é como funciona a opção gratuita para download, limitada a uma taxa de 56 KBps — o que significa que uma ROM típica de 700 MB leva 4 horas de espera. Como essa alternativa está fadada a não funcionar, muitos usuários sentem-se então “motivados” a pagar por algo mais rápido.

Para terminar, o app ainda conta com “desbloqueio” de SIM cards, que promete desvinculá-lo de qualquer operadora por módicos US$ 19,99. Claro que esse pagamento também não pode ser realizado da maneira mais segura e tradicional.

samsung CSis Blog/Reprodução

A Google foi contactada para retirar o app do ar e falar sobre o problema e, por enquanto, ainda não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto.

Como faço para atualizar, então?

Embora não tenha as características de um malware tradicional, “Atualizações para Samsung - Versões de Android” é um software mal-intencionado que possivelmente já tirou a paciência e o dinheiro de muita gente. Olha só o pessoal tem falado nas avaliações:

samsungFonte: Play Store/Reprodução

O que surpreende é o app ainda estar ativo e com tanta popularidade e nota razoável. De qualquer forma, a maneira mais segura de realizar as atualizações da Samsung é no próprio dispositivo. Siga os seguintes passos: Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de software. Esses updates têm garantias do fornecedor e são gratuitas. Já para baixar a Play Store atualizada, clique abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.