Smartphone Android agora pode ser chave de autenticação de dispositivos iOS

1 min de leitura
Imagem de: Smartphone Android agora pode ser chave de autenticação de dispositivos iOS

A Google anunciou nesta quarta-feira (12) uma novidade de segurança para quem utiliza os dois principais ecossistemas de dispositivos móveis do mercado. A partir de agora, smartphones com Android podem ser usados como uma chave física de segurança adicional para autenticar o login em aparelhos com iOS.

Essa tecnologia de Verificação em 2-Passos (2SV, na sigla original em inglês) agora pode ser utilizada para você entrar com a sua conta em iPhones e iPads. Anteriormente, ela já servia para serviços da Google — como Gmail ou Google Drive — e Google Cloud, além de aparelhos Chrome OS, macOS e Windows 10 via Bluetooth.

Android(Fonte: Google/Divulgação)

O GIF animado acima, produzido pela própria Google, resume bem o processo de forma prática.

Mais segurança para você

O funcionamento é bem simples: o dispositivo iOS faz o pedido de login para o servidor, que envia a solicitação de confirmação para o aparelho com Android cadastrado.

Lá, é utilizado o aplicativo Smart Lock para garantir a identidade, fazer o login por lá e "enviar" via Bluetooth a chave de autenticação para tablet ou smartphone da Apple. Em outros sistemas, o navegador Google Chrome é utilizado.

(Fonte: G Suite Updates/Reprodução)

O dispositivo de confirmação precisa ter o sistema operacional Android 7.0 (Nougat) ou superior. A função deve estar disponível para todos os usuários a partir desta semana e a Google fornece um guia completo de como criar e usar a chave de segurança integrada neste tópico de ajuda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.