São Paulo bloqueia 331 mil Bilhetes Únicos após reconhecimento facial

2 min de leitura
Imagem de: São Paulo bloqueia 331 mil Bilhetes Únicos após reconhecimento facial

A Prefeitura de São Paulo bloqueou 331.641 cartões de Bilhete Único nos últimos dois anos por meio da tecnologia de reconhecimento facial. A tecnologia é empregada para encontrar cartões que sejam utilizados por terceiros, dessa maneira, evitando fraude.

O Bilhete Único é um cartão vendido pela Prefeitura de São Paulo para o usuário comprar passagens de ônibus e metrô, ou receber benefícios de Vale Transporte. Ele permite que o usuário faça integrações com taxas menores e mais ‘corridas’ gratuitamente por um período de tempo.

Mais de 331 mil cartões de Bilhete Único estavam envolvidos com algum tipo de fraude

Até março de 2019, todos os Bilhetes Únicos eram emitidos com uma foto do usuário para evitar a fraude. Porém, desde que a tecnologia de reconhecimento facial vem ficando mais robusta e, ao mesmo, o banco de dados da prefeitura aumenta, os cartões agora emitidos não contam mais com foto — já são 409 mil modelos como este circulando, afirma o Agora.

A Prefeitura de São Paulo afirma que esse banco de dados é compartilhado com outros órgãos quando solicitado, como a Polícia Militar e a Polícia Civil do estado. A SPTrans, responsável pelos ônibus da capital, diz que a tecnologia de reconhecimento facial age no momento que o passageiro passa o Bilhete Único: uma câmera acima dos validadores bate a imagem com o banco de dados para buscar algum possível problema.

O banco de dados da prefeitura é alimentado diariamente. No momento que os ônibus param de rodar durante a noite ou madrugada, as imagens são enviadas para um servidor e, nesse momento, que ocorre a análise de fotos.

Caso a prefeitura encontre fraude, o Bilhete Único é bloqueado e o usuário é chamado para prestar esclarecimento para prefeitura e SPTrans. Especificamente, as autoridades têm como objetivo evitar que terceiros usem o benefício da gratuidade entregue para idosos e pessoas com deficiência, além do desconto na tarifa para estudantes. A utilização do cartão nesses termos, sem a devida necessidade, configura crime.

De acordo com a SPTrans, “o custo inicial de desenvolvimento, implantação e manutenção do software de tecnologia nacional foi de R$ 2,1 milhões” — a instalação das câmeras começou em 2015 e custou cerca de R$ 74 milhões, afirma o Agora.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.