Funcionários do Snapchat espionaram fotos e mensagens de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Funcionários do Snapchat espionaram fotos e mensagens de usuários

O Snapchat possui ferramentas próprias para acessar dados privados de usuários. Segundo a Motherboard, funcionários da empresa abusaram dessas ferramentas para espionar usuários do Snapchat, conseguindo acessar dados como localização, Snaps salvos e informações pessoais como número celular e endereços de email.

Todas as fotos e vídeos salvas por usuários no aplicativo também eram acessadas

De acordo com dois ex-funcionários da empresa, era prática comum entre diversos empregados do Snapchat o acesso aos dados privados de usuários. Um funcionário atual também detalhou como funcionam essas ferramentas, que estavam descritas no cache de um memorando interno.

Além dos dados, como números, localização e email, estariam os Snaps salvos. Isso significa que todas as fotos e vídeos salvas por usuários no aplicativo também eram acessadas.

Uma das ferramentas de espionagem do Snapchat se chamaria SnapLion, que foi desenvolvida para juntar informações de usuários como forma de resposta para pedidos de autoridades — desde ordens judiciais até intimações. De maneira institucional, o SnapLion seria usado apenas pela equipe de “Spam e Abusos” e também serviria para combater o bullying e o assédio dentro da plataforma. Outro departamento que teria acesso ao SnapLion é o de “Customer Ops”, além da própria equipe de cibersegurança do aplicativo.

O SnapLion entrega as chaves do reino

“O SnapLion entrega as chaves do reino”, descreveu um dos ex-funcionários do Snapchat ao Motherboard. Atualmente, o Snapchat conta com mais de 186 milhões de usuários ativos. Não foi possível verificar a quantidade de dados acessados “ilegalmente” pelos funcionários do Snapchat.

Em resposta, a empresa comentou: “Proteger a privacidade é fundamental no Snap. Mantemos poucos dados de usuários e temos políticas e controles robustos para limitar o acesso interno aos dados que temos. Acesso não autorizado de qualquer tipo é uma clara violação dos padrões de conduta comercial da empresa e, se detectado, resulta em rescisão imediata”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.