Dispositivos piratas de streaming podem infectar sua rede e invadir câmeras

1 min de leitura
Imagem de: Dispositivos piratas de streaming podem infectar sua rede e invadir câmeras
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Aparelhos de streaming que podem se conectar à internet e transformar qualquer televisão em uma Smart TV ficaram bem populares nos últimos anos, especialmente quando consideramos que eles costumam ser baratos, como é o caso do Chromecast e do Fire TV Stick. Mas esse barato pode sair caro caso você compre modelos piratas que prometem incluir acesso gratuito a serviços pagos como Netflix e HBO.

De acordo com uma pesquisa feita pela Digital Citizens Alliance (DCA), organização que trabalha na área de segurança na internet, em parceria com a Dark Wolfe Consulting, os aparelhos piratas podem conter malware capaz de infectar câmeras e microfones de dispositivos que estão conectados à sua rede WiFi.

Aparelhos piratas podem conter malware capaz de infectar câmeras e microfones

Os pesquisadores analisaram seis modelos que prometiam oferecer séries pagas de forma gratuita e descobriram que metade deles continha algum tipo de malware. O resultado aponta ainda que os arquivos maliciosos não estão no hardware, mas sim nos aplicativos piratas que vêm pré-instalados nesses aparelhos.

Em muitos casos, os dispositivos piratas são versões modificadas de produtos como a Apple TV ou o Roku, o que pode até mesmo levar usuários menos atentos a pensar que se trata de algo oficial. Além de acesso a milhares de séries e filmes, eles costumam oferecer transmissões de esportes e de outros eventos ao vivo.

A pesquisa diz, ainda, que cerca de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos utilizam algum aparelho pirata do tipo, o que deixa os dados desses usuários em risco. Durante os testes, um dos aplicativos enviou a senha do WiFi do local para servidores na Indonésia, enquanto outro coletou fotos e vídeos que passavam pela rede. Um terceiro app usava uma base de dados com contas roubadas da Netflix para oferecer as séries gratuitas.

Não caia nesse golpe!

Além de colocar a sua segurança em risco, uma decisão errada pode sair caro. É por isso que recomendamos optar por caminhos dentro da lei para não ter dor de cabeça na hora de assistir a seus filmes e séries favoritos.

Uma das melhores opções na categoria, o Google Chromecast se destaca não só pelo preço mais acessível mas também pela compatibilidade com aplicativos Android, como Netflix, YouTube, Crackle, Twitch, Plex e por aí vai. Ficou interessado?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.