Google Chrome vai bloquear downloads suspeitos até mesmo em sites seguros

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome vai bloquear downloads suspeitos até mesmo em sites seguros

Em uma de suas próximas versões, o Google Chrome deve começar a bloquear downloads suspeitos, que podem ser utilizados para enganar o usuário e distribuir arquivos infectados com malware.

A proposta é para que o navegador bloqueie os downloads feitos via HTTP em sites que usam o protocolo HTTPS. Inicialmente, o foco estaria em bloquear arquivos considerados de “alto risco”, o que inclui EXE, DMG, CRX, ZIP, RAR, TAR e 7Z.

Essa medida não afetaria downloads feitos via HTTP em sites que também utilizam apenas o HTTP. O Google justificou essa decisão afirmando que o Chrome já alerta o usuário de que páginas HTTP são potencialmente inseguras, indicando que há riscos para os downloads feito ali e exigindo mais atenção de quem baixa.

Firefox também estuda implementar a mesma medida de segurança

Como está em uma fase bem inicial de discussão, ainda não há detalhes sobre como será a implementação na versão final. É possível, por exemplo, que o navegador apenas exiba um aviso de segurança que pode ser ignorado pelo usuário. Além disso, o foco será a versão do Chrome para desktop, pois a versão para Android já tem proteções contra download de APKs suspeitos.

Dentre os principais navegadores do mercado, o único a não utilizar a mesma base do Chrome também se mostrou interessado na mudança. Um representante da Mozilla comentou que a organização tem interesse em levar essa função de segurança também para uma versão futura do Firefox.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.