Anatel ensina em campanha como cancelar serviços de TV, internet e celular

1 min de leitura
Imagem de: Anatel ensina em campanha como cancelar serviços de TV, internet e celular

A Anatel está com a campanha “#querocancelar” nas redes sociais. A ideia é ajudar o consumidor com dicas sobre como realizar o cancelamento de serviços de telecomunicações. Um site dedicado para a campanha também foi colocado no ar.

Segundo a Anatel, o movimento nasce para celebrar o Dia Mundial do Consumidor (15/03). “O tema foi escolhido porque a Agência verificou que o consumidor ainda tem dificuldade em cancelar os serviços. A Anatel recebeu, em 2018, 250 mil reclamações sobre o assunto (o que corresponde a 8% do total de reclamações). Enquanto o volume de reclamações sobre outros aspectos da prestação de serviços caiu, o volume de reclamações sobre dificuldade em cancelar permaneceu estável”, diz a agência.

Mesmo havendo faturas em atraso, a prestadora é obrigada a cancelar o serviço

Como nota a Anatel, é bom lembrar que todos os consumidores podem cancelar serviços de telecomunicações por telefone ou pela internet, sem falar com atendente. “Mesmo havendo faturas em atraso, a prestadora é obrigada a cancelar o serviço; a prestadora não pode condicionar o cancelamento à retirada de um equipamento (por exemplo: um modem ou um receptor de TV por assinatura) da casa de um consumidor, a empresa é responsável por fazer essa retirada”, explica a Anatel.

A agência afirma que a campanha de educação para o consumo terá duração de sete semanas, sendo essa a primeira da série. “A partir dela, a Anatel realizará outras, sempre levando em consideração as situações e temas que mais geram problemas ao consumidor”, afirma.

  • Clique aqui para saber acompanhar a campanha em mais detalhes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.