Fórum na deep web pode ter incentivado assassinos do massacre de Suzano

2 min de leitura
Imagem de: Fórum na deep web pode ter incentivado assassinos do massacre de Suzano
Imagem: uol

Segundo reportou o G1, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) investiga a possibilidade de os assassinos do massacre de Suzano terem obtido informações e conselhos para o planejamento do crime por meio de um fórum na deep web.

O dito massacre aconteceu na última quarta-feira (13) na Escola Estadual Professor Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP).  Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25, mataram sete pessoas na instituição de ensino e mais uma no caminho até lá. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Os criminosos portavam uma grande variedade de armas e vinham planejando a ação há cerca de um ano e meio.

A gente tem notícia de que os assassinos se comunicavam pela 'deep web' com outras pessoas

“A gente tem notícia de que os assassinos se comunicavam pela 'deep web' com outras pessoas. Isso, portanto, precisa ser investigado para se verificar se há uma organização criminosa atuando por trás da ação que cometeram”, disse Gianpaolo Smanio, chefe do MP-SP, ao G1.

Informações obtidas nos computadores apreendidos nas casas dos criminosos indicam que eles vinham acessando a deep web especificamente para interagir com usuários do fórum. “Muito obrigado pelos conselhos e orientações… esperamos não cometer esse ato em vão”, escreveu um dos assassinos em um tópico da comunidade, segundo o MP-SP.

Inspiração nos EUA

Outras informações colhidas pela investigação apontam para o fato de os jovens terem se inspirado em outro massacre para cometer o crime. Ao que parece, o objetivo da dupla era matar mais de 13 pessoas, número de mortos em um ataque a uma escola de Columbine, nos EUA, em 1999.

De acordo com o MP-SP, o fórum já está sob investigação, e pessoas que interagiram com os assassinos de modo a ajudá-los a planejar o crime, persuadi-los ou algo do tipo, poderão ser processados como cúmplices do massacre, por organização criminosa ou terrorismo doméstico — quando cidadãos cometem atentados contra seu próprio povo ou governo.

Tem que fazer perícia nos computadores que fizeram acesso, se estão ligados a outras pessoas, se é um grupo ou não

Há ainda outras linhas de investigação nos materiais obtidos nos computadores dos assassinos, mas o MP-SP deve se debruçar sobre esse fórum na deep web. “Tem que fazer perícia nos computadores que fizeram acesso, se estão ligados a outras pessoas, se é um grupo ou não. Não dá para descartar nada disso”, afirmou Smanio.

Ainda de acordo com o G1, os promotores de São Paulo também estudam a possibilidade de solicitar ajuda ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) para interrogar um dos criadores do dito fórum. Ele está detido em Curitiba desde o ano passado, tendo sido condenado a mais de 40 anos de prisão por associação criminosa, divulgação de imagens de pedofilia, racismo, coação, incitação ao cometimento de crimes e terrorismo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.