Empresa da Alphabet lança o 'Google da segurança online'

1 min de leitura
Imagem de: Empresa da Alphabet lança o 'Google da segurança online'

Em janeiro de 2018, a Alphabet anunciou a subsidiária de cibersegurança Chronicle. Fruto da antiga Google X, a companhia ficou fora dos holofotes até então, mas agora finalmente lançou seu primeiro produto.

Chamado de Backstory, a solução da companhia é uma plataforma de telemetria voltada para o ramo corporativo que promete ser o "Google Fotos da segurança online". Apesar do conceito meio complicado, o objetivo do serviço é facilitar a vida de quem tem uma empresa e quer manter tudo seguro.

A comparação com a plataforma de imagens da Google se dá pela utilização da nuvem e uma potente ferramenta de organização. Segundo os desenvolvedores, o Backstory vai organizar todas as frentes que podem ser afetadas por vulnerabilidades em uma companhia e permitirá que o usuário faça pesquisas como se estivesse em um buscador.

"Você joga tudo no Google Fotos, ele estrutura, reconhece rostos, dá temas, armazena na nuvem e permite que você entenda", explica Stephen Gillett, CEO da Chronicle. De acordo com o comandante da companhia, o Backstory está preparado para lidar com grandes volumes de dados, até petabytes, e cobre toda a infraestrutura da empresa cliente, desde servidores até dispositivos conectados por funcionários.

Além de poder fazer pesquisas e até perguntar para o Backstory sobre o status atual da segurança online de seu negócio, os clientes da Chronicle também podem acessar dados mais analíticos sobre sua infraestrutura de rede. No final das contas, o novo serviço aplica muitas das funcionalidades presentes nos serviços da Google de uma maneira diferente: com foco na cibersegurança.

A proximidade da Chronicle com a Google também fez o CEO ressaltar que as companhias são negócios totalmente diferentes. Em entrevista para a Forbes, ele disse que as empresas seguem diretrizes de privacidade diferentes e os clientes não precisam se preocupar em terem seus dados acessados por outros negócios da Alphabet.

De acordo com Gillett, a Chronicle já conta com alguns parceiros e está prestando serviços para companhias de segurança como a Avast, a fabricante de caminhões Paccar e empresa de energia Quanta Services. Com o passar do tempo, a expectativa é que os serviços do Backstory sejam aprimorados, afinal, os sistemas automatizados vão aprender com os dados de vírus e ataques de hackers coletados durante ações de defesa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.