Golpe promete diamantes grátis no Free Fire mediante inscrições no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Golpe promete diamantes grátis no Free Fire mediante inscrições no YouTube

Cuidado com um novo golpe que anda rondando o YouTube e os fãs do game mobile Free Fire. O dfndr.lab, laboratório da firma de cibersegurança PSafe, identificou oito golpes que induzem os usuários a se inscreverem em canais com a promessa de diamantes grátis para serem usados na jogatina Battle Royale.

Ao clicar em um link malicioso, o usuário acessa uma página na qual precisa compartilhar esse conteúdo para cinco contatos no WhatsApp e ainda se inscrever em uma lista de até 10 canais diferentes no YouTube para ter os supostos diamantes grátis.

Só que, após realizar todas as ações, o usuário é redirecionado destinos obscuros ou para publicidade enganosa com sugestões de download de apps de fontes desconhecidas. Tudo isso pode vir com malwares e comprometer a segurança e o funcionamento dos dispositivos. Somente nos últimos 30 dias foram identificadas páginas falsas com mais de 300 mil acessos e compartilhamentos.

Como evitar?

“Os cibercriminosos sempre se aproveitam de recursos populares e desejados para utilizá-los como isca. O objetivo é sempre motivar as pessoas a agir pelo impulso de conseguir alguma vantagem e, assim, adquirir um produto ou serviço que deseja. É muito importante, portanto, se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr.lab.

Para não cair em ameaças como essa, observe se o link é verdadeiro (passe o mouse sobre o endereço e desconfie de URLs estranhas ou com destinos autoexecutáveis), mantenha os navegadores e aplicativos sempre atualizados e utilize soluções de segurança que disponibilizam a função de detecção automática de phishing em mensageiros e redes sociais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.