Todo dia nasce uma página falsa no Facebook e, infelizmente, ter o check azul no perfil não é a bala prata para impedir que os criminosos tenham sucesso. Dessa vez, páginas falsas utilizam o nome da Magazine Luiza para disseminar links que buscam roubar dados bancários de usuários da rede social.

De acordo com o laboratório de cibersegurança dfndr lab, as páginas falsas já contavam com mais de 1 mil usuários Acompanhe:

Estes links se caracterizam como phishing: um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

A Magazine Luiza, avisada pelo dfndr, já avisou sua própria equipe para solicitar uma remoção das páginas ao Facebook.

Cupons de desconto TecMundo: