Após invasões, Nest envia lembretes de segurança aos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Após invasões, Nest envia lembretes de segurança aos usuários

Há não muito tempo, surgiram diversos relatos de usuários donos de câmeras de segurança Nest apontando que elas haviam sido "tomadas" por hackers, que estavam utilizando os dispositivos para transmitir mensagens bem preocupantes. Por exemplo, um usuário revelou que seu aparelho foi invadido por um hacker anunciando que os EUA estavam sofrendo um ataque nuclear da Coreia.

Mesmo sendo apenas uma mentira bem maliciosa, o sistema da Nest não foi invadido no processo; tudo que o hacker precisou fazer para ter acesso à câmera foi conseguir a senha com terceiros. E como isso foi possível? Bom, o usuário em questão era um dos que utilizam a mesma senha em diversas contas — inclusive naquelas de sites que sofrem vazamentos de logins. De acordo com um comunicado emitido pela Google, não, não há brechas de segurança nos sistemas da Nest.

Assim, o que pode estar aumentando a vulnerabilidade das contas dos usuários é o descuido com seus endereços de email e senhas, que acabam sendo incluídos em sites não muito seguros. Por exemplo: se a mesma combinação utilizada na conta de uma Nest for também a escolhida pelo usuário para um site de compras com falhas de segurança, é possível que as informações de login acabem em mãos erradas. Por isso, é prudente que os usuários mudem suas senhas para opções mais fortes e, ainda, habilitem a verificação em dois passos. Também é recomendado que se atentem à proteção das redes utilizadas no ambiente doméstico.

Outra indicação de segurança é o uso de uma conta familiar da Nest em vez de compartilhar uma mesma senha e emails com os membros da família. Todas essas dicas são importantes e úteis, mas é válido ressaltar que, se foi necessário enviar emails para os usuários com essas informações, pode ser que a situação tenha causado preocupação para a Google  apesar de não haver muito a ser feito em relação às senhas escolhidas pelos usuários. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.