Sistema de segurança na China identifica pessoas pela maneira como andam

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de segurança na China identifica pessoas pela maneira como andam

Sistemas de câmera de segurança que utilizam algum tipo de inteligência artificial para identificar pessoas sempre foram polêmicos e motivo de discussões sobre ética. Segundo informou a Associated Press, as cidades de Pequim e Xangai já possuem sistemas de vigia que são capazes de reconhecer transeuntes pela maneira como caminham pelas ruas.

Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns na China e até o ano de 2020 o país pretende criar uma plataforma que vai dar nota para as pessoas de acordo com o seu comportamento

O programa capaz de realizar esse reconhecimento foi criado pela empresa chinesa Watrix e é mais complexo do que apenas um sistema que faz a captura de imagens dos rostos das pessoas e as identifica – ele é capaz de reconhecer alguém sem ver sua face, apenas pela maneira como se portam e se movimentam. Tudo isso pode ser feito a até 50 metros de distância de uma pessoa.

O Grande Irmão vê tudo!

Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns na China e até o ano de 2020 o país pretende criar uma plataforma que vai dar nota para as pessoas de acordo com o seu comportamento diante dessas câmeras. Qualquer semelhança com um episódio da série "Black Mirror" ou com as tele-telas do livro "1984" não é apenas coincidência.

Apesar de ainda não ser capaz de identificar pessoas em tempo real, o software da Watrix extrai a silhueta de uma pessoa de um vídeo e analisa seu movimento para gerar um modelo de como ela caminha. Caso isso se torne mais popular com o tempo e em outros lugares, poderemos enfrentar tempos sombrios pela frente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.