“Versão segura” da Conta Google chega para ajudar usuários mais visados

1 min de leitura
Imagem de: “Versão segura” da Conta Google chega para ajudar usuários mais visados
Imagem: futurecom

Google lançou um novo recurso de segurança para proteger os dados de “usuários mais visados” que usam seus serviços. A empresa está chamando o programa de Advanced Protection Program, que basicamente consiste em mais fatores de autenticação para sua Conta Google e limitações de uso em ambientes considerados não seguros.

Para começar, é necessário usar um pendrive para criar uma chave de segurança física para só então ter acesso ao Gmail e outros serviços da Google no desktop, seja acessando via Windows, macOSLinux ou Chrome OS.

Em smartphones, também será necessário fazer login com algo além da senha, e, por isso, usuários do iOS não poderão usar clientes de email, de contatos ou de calendário da Apple para ter acesso aos dados da sua Conta Google. Em vez disso, eles terão que usar os apps oficiais da Google para iOS. No Android, isso não será um problema, considerando que praticamente tudo é sincronizado através da Conta Google inserida na configuração inicial do sistema, a qual permite autenticação em múltiplas etapas.

Advanced Protection Program

Essa novidade, segundo a Google foi desenvolvida para usuários que podem estar mais na mira de hackers ou de pessoas mal-intencionadas em busca de informações pessoais acerca de vítimas específicas. Isso inclui pessoas públicas como celebridades, políticos ou jornalistas a fim de proteger sua comunicação com fontes.

Qualquer pessoa pode usar o Advanced Protection Program, mas é necessário estar disposto a perder um pouco de conveniência

Apesar disso, qualquer pessoa pode usar o Advanced Protection Program, mas é necessário estar disposto a perder um pouco de conveniência. A própria Google admite isso, e é possível entender o porquê.

Para recuperar acesso a uma conta cuja senha ou chave de acesso foi perdida, será necessário passar por um processo de checagem de identidade muito mais complicado do que antes — que pode levar dias — para evitar que hackers consigam driblar a segurança da Google com informações pessoais obtidas por meio de phishing. Apps de terceiros foram completamente banidos de acessar as informações de usuários Contas Google por questões de segurança, mas a empresa explicou que vai começar a fazer uma “lista branca” com serviços confiáveis em breve.

Caso você tenha ficado interessado nesse novo recurso de proteção, confira a página da Google dedicada ao Advanced Protection Program e clique em “Get Started” para ficar mais seguro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.