Visa VCAS usado pelo Neon está mutilando as fraudes bancárias no Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Visa VCAS usado pelo Neon está mutilando as fraudes bancárias no Brasil

Sempre com altos números e técnicas cada vez mais refinadas para roubar dados e dinheiro, o Brasil é benchmark em fraude bancária. Como é impossível desenvolver um sistema totalmente imune aos vírus, phishing, malwares e outros ciberataques, o trabalho das equipes de segurança é dificultar a vida do cibercriminoso ao máximo. Um desses trabalhos, que você vai conhecer agora, é o VCAs da Visa — hoje utilizado pelo banco Neon.

VCAs nada mais é que a sigla para Visa Consumer Authentication Service (Solução de Autenticação do Consumidor). O TecMundo conversou com Alessandro Rabelo, diretor de produtos da Visa, para entender um pouco mais sobre essa ferramenta.

O VCAS entrega um tipo de inteligência para inibir a fraude e permitir a autenticação mais rápida da compra

"Como melhorar a segurança sem prejudicar a experiência do usuário? A segurança é feita de camadas, não existe uma bala de prata para fraudar todas as camadas ao mesmo tempo, então o nosso trabalho junto aos clientes é esse: montar as camadas". Segundo Rabelo, é com essa ideia que foi desenvolvida a VCAs.

Atualmente, ela trabalha com o banco Neon e a Porto Seguro. De acordo com a Visa, um grande banco ainda anunciará em breve a ferramenta — e existem negociações avançadas com praticamente todos os bancos presentes no Brasil.

VisaVCAs

Mas o que é tão bacana no VCAs que está despertando a atenção das equipes de segurança?

"O VCAS entrega um tipo de inteligência para inibir a fraude e permitir a autenticação mais rápida da compra. É trazer a inteligência para fazer o trabalho, mais rápido que a Tokenização, por exemplo", comenta Rabelo. "A ferramenta oferece uma inteligência no momento da autenticação, ou seja: perfil de compra, histórico, geolocalização, score de risco... Quando o VCAS identifica uma transação de risco, ele avisa ao banco que tomará as atitudes apropriadas para autenticar a transação".

Em vez de esperar um Token ou outro método mais lento para aprovar uma compra realizada em algum ecommerce, a proposta da Visa é identificar rapidamente as transações de alto risco. Dessa maneira, o banco é instantaneamente alertado para exigir alguma dupla verificação e liberar com mais rapidez as transações identificadas como seguras pelo VCAS.

No banco Neon, com o VCAS, a cada 10 pedidos, nove deles têm sucesso

No Brasil, a cada 10 pedidos de autenticação, apenas quatro deles têm sucesso: passaram por todo o fluxo e foram autenticados. No banco Neon, com o VCAS, a cada 10 pedidos, nove deles têm sucesso e são concluídos também com sucesso — ou seja, sem fraude. Isso é mais do que o dobro praticado no mercado, segundo Rabelo.

É interessante notar as soluções integradas de autenticação também oferecidas pelo VCAS — obviamente, baseadas no smartphone utilizado pelo cliente: leitor de impressão digital, selfie, senha, notificação push no celular, scanner de íris e reconhecimento facial. Dessa maneira, o Banco Neon conseguiu diminuir a exposição a fraudes e ainda melhorou a experiência dos clientes ao aprovar aquelas transações verdadeiras que, por estarem fora dos padrões de consumo, muitas vezes eram negadas.

"Sabe qual método o cliente escolhe com mais frequência para usar e se sentir mais seguro? Sobre o cliente do banco Neon, mais de 50% escolheu a selfie. Mais da metade escolheu tirar uma foto do próprio rosto para autenticar uma transação", comentou o diretor de produto.

A ferramenta VCAS é agnóstica, está na versão 1.0 (com o Neon) e funciona para todas as bandeiras, podendo ser utilizada até pela concorrência, a Mastercard. Isso significa que, por exemplo, a Nubank, que é de bandeira Mastercard, poderia utilizar essa solução, nota a Visa

A ideia final é eliminar inclusive esse push e colocar a inteligência para trabalhar por trás dessa autenticação

No final das contas, a ideia por trás desse sistema é o seguinte: "Você pode até receber um push 'sim ou não' como dupla verificação, mas a ideia final é eliminar inclusive esse push e colocar a inteligência para trabalhar por trás dessa autenticação".

"Simplificamos a vida das pessoas ao oferecermos maneiras mais seguras, convenientes e rápidas de pagar, por meio de diferentes métodos físicos e digitais’”, adicionou Percival Jatobá, vice-presidente da Visa do Brasil. “Mantemos nossos sistemas seguros com tecnologia, parcerias e a ampla expertise de nosso pessoal. Em breve, vamos implementar a especificação 3-D Secure que irá dar suporte às autenticações e integrações das carteiras digitais, assim como nas transações tradicionais dos e-commerces. O protocolo 3DS 2.0 aprimora as capacidades de autenticação baseadas em risco do emissor e melhora a experiência do usuário em vários casos e usos. Essa vigilância contínua está ajudando a manter os atuais níveis de fraude entre os mais baixos da história”, conclui o executivo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.