Saiba como manter um backup corporativo seguro contra ataques

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como manter um backup corporativo seguro contra ataques

Com a recente onda de ataques hackers a computadores do mundo inteiro, como as criptografias feitas por ransomwares, muitas empresas e organizações podem ter dados sensíveis sujeitos a invasões.

Mais de 200 mil pessoas em pelo menos 150 países (incluindo o Brasil) já foram afetadas e tiveram seus sistemas corrompidos na última crise de invasões mais famosa, causada pelo vírus WannaCryptor, que exigia o pagamento de uma quantia em BitCoin para a liberação dos arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diante desse cenário, surge a pergunta: como criar um melhor nível de proteção e manter uma rede de dados confiável? Neander Ferreira, especialista em storage e backup corporativo da CAS Tecnologia, deu cinco dicas para manter um backup seguro e eficiente.

1 – Ao contratar uma ferramenta de backup, confira se a plataforma consegue alcançar alto desempenho, possui variadas formas e políticas de execução do backup e é fácil de administrar.

2 – Sempre tenha uma cópia extra dos dados mais estratégicos. O primeiro backup pode ser local, na estrutura da própria empresa. A segunda réplica pode ser em um disco rígido externo ou em ambiente seguro na nuvem. É importante que o segundo dispositivo seja compatível com a infraestrutura da corporação e armazenado fora da companhia.

3 – Faça a criptografia dos seus arquivos. Isso é importante para que, mesmo que sejam comprometidos, eles se tornem indecifráveis e inúteis para o hacker que está atacando.

4 – Evite ferramentas complexas, logs ou interfaces pouco intuitivas, pois podem tornar difícil a detecção de erros, assim como as correções deles.

5 – Contrate um especialista para cuidar de toda a gestão do seu backup ou, no mínimo, um profissional com habilidade para trabalhar com essa ferramenta.

Seguindo essas dicas, seu sistema corporativo ficará mais protegido contra ataques que pode sofrer. Obviamente, nenhum sistema é indestrutível, porém cuidar de pequenos detalhes pode torná-lo mais forte.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.