Review: SSD portátil SanDisk Extreme 500

5 min de leitura
Imagem de: Review: SSD portátil SanDisk Extreme 500

A SanDisk é uma das fabricantes mais reconhecidas no segmento de dispositivos de armazenamento portátil. Com uma vasta linha de produtos, a companhia sempre se destaca por suas inovações que visam levar mais desempenho ao consumidor.

Recentemente, a fabricante lançou SSDs portáteis da série Extreme 500 com diferentes capacidades: 120 GB, 240 GB e 480 GB. De acordo com a informação oficial, o grande trunfo desses modelos é a velocidade, que chega a ser quatro vezes superior à de um HD portátil.

A fabricante nos enviou o modelo Extreme 500 com 240 GB, que chega ao mercado brasileiro como uma solução interessante tanto para quem busca um produto elegante quanto para aqueles que necessitam de alto desempenho. Será que esse dispositivo pode ser seu novo companheiro de bolso? Vamos conferir os detalhes e testes.

Especificações

Design elegante

O SanDisk Extreme 500 é um produto realmente compacto. Medindo menos de 8 centímetros nas laterais e apenas 1 centímetro de espessura, este modelo é perfeito para carregar no bolso ou mesmo na mochila, já que, além de ser muito pequeno, ele pesa apenas 79 gramas. É algo impressionante para um SSD de alto desempenho com 240 GB.

Outro grande diferencial do produto é o design. Além de apostar no formato quadrado, a fabricante se utilizou de curvas leves nos cantos e pequenos declives nas laterais, que parecem usar um tipo de silicone para dar alguma resistência em casos de acidentes.

Visual da caixa do produto

Ainda nas laterais, temos um espaço para pendurar chaveiros e a conexão USB que fica escondida no outro canto. A parte superior tem uma superfície com textura, que combina muito bem com o logotipo na cor vermelha. A parte inferior do componente traz apenas informações básicas.

SanDisk SecureAccess

Pensando na proteção dos dados do usuário, a SanDisk envia dentro do SSD um software exclusivo para garantir a segurança dos dados. O SecureAccess conta com criptografia AES de 128 bits, que evita que bisbilhoteiros tenham acesso aos seus arquivos.

Esse sistema de segurança é compatível com os sistemas Mac OS X (versão 10.6 ou superior) e Windows (10, 8.1, 8, 7 e Vista). Para configurar, é bem simples: basta abrir o programa, aguardar a atualização e definir uma senha e uma dica.

Formato compacto e portátil

A interface do programa é bem simples e basta arrastar os arquivos para dentro da janela do aplicativo para que eles sejam automaticamente protegidos. O sistema da SanDisk é bem rápido e confiável. Só ficamos incomodados porque, em caso de esquecimento da senha, não há um método de recuperação, o que pode complicar as coisas em algumas situações.

Testes de desempenho

Nós realizamos diversos testes com o SanDisk Extreme 500, rodando aplicativos específicos e benchmarks próprios para a medição de desempenho. Além disso, o colocamos ao lado de outros modelos para confrontá-los.

Importante: para fins de comparação, utilizamos HDs de tamanho e modelos distintos durante os testes, algo que pode impactar levemente nos resultados. A diferença entre os testes também é relacionada ao tipo de dado sendo transferido para a unidade: compressível ou incompressível.

Máquina de testes

  • Sistema: Windows 10 Pro
  • CPU: Intel Core i7-6700K
  • Placa-mãe: GIGABYTE Z170-X Gaming G1
  • Memória: 16 GB RAM Corsair DDR4 2133
  • SSD: Corsair Neutron XT 240 GB
  • HD: 3 TB Seagate ST3000M001
  • Fonte: Corsair RM1000

Cópia de arquivo

O teste de cópia de arquivos é o mais simples de todos. Criamos uma pasta dentro do drive e copiamos um arquivo de vídeo de 3,55 GB para ela. Depois, copiamos esse mesmo arquivo para uma segunda pasta, na mesma unidade. Para coletar os dados, utilizamos o aplicativo TeraCopy, que apresenta um relatório detalhado no final do processo e não utiliza dados em cache, o que poderia comprometer o resultado final.

Cópia de arquivo - Tempo

Cópia de arquivo - Velocidade

ATTO Disk Benchmark

O ATTO Disk Benchmark é um aplicativo simples que mede a transmissão de arquivos de vários tamanhos diferentes para aferir o desempenho do disco. O programa utiliza dados compressíveis e sequenciais, o que garante a velocidade máxima teórica, inclusive com controladoras que utilizam a compressão de dados. É importante lembrar, contudo, que esses resultados não refletem exatamente o uso real do aparelho, já que nem sempre a máquina trabalha com dados sequenciais.

ATTO Disk Benchmark

CrystalDiskMark

CrystalDiskMark é um software de testes que trabalha com diferentes modos de transmissão, incluindo a gravação e a leitura de arquivos sequenciais e randômicos de tamanhos variados. O software utiliza dados incompressíveis. É importante notar que esse tipo de teste reflete resultados mais próximos ao uso do drive no dia a dia.

Crystal Disk Mark - Sequencial

HD Tune

O HD Tune mede a velocidade de leitura do drive de duas formas diferentes: primeiro, as velocidades máxima e mínima de transmissão; em seguida, a velocidade média de acesso aos arquivos. O software utiliza dados compressíveis durante o benchmark.

HD Tune - Média de leitura

Vale a pena?

O SanDisk Extreme 500 é uma das melhores unidades de armazenamento que já passaram por nossas mãos. Compacto, leve, elegante e muito veloz, o componente se mostrou adequado para todas as situações e certamente é uma das opções mais interessantes entre os SSDs portáteis disponíveis atualmente.

Ficamos realmente impressionados com os testes de desempenho, já que este modelo se mostra de duas a três vezes mais preparado para tarefas que exigem alta performance do que muitos HDs externos comuns. Essa característica torna o produto da SanDisk uma escolha vantajosa para quem trabalha com muitos vídeos.

O SanDisk Extreme 500 é uma das melhores unidades de armazenamento que passaram pelas nossas mãos

O modelo de 240 GB está disponível na internet por valores que partem dos R$ 900, enquanto o componente de 120 GB chega por R$ 600. De acordo com a fabricante, os dois apresentam desempenho similar, então só existe variação mesmo na questão da capacidade.

Obviamente, avaliando apenas a questão de espaço para guardar os arquivos, o valor pode parecer um tanto salgado, mas é importante ressaltar que estamos tratando aqui da mais alta tecnologia em SSD portátil, o que significa que o preço se deve ao desempenho extremo.

Avaliando essa questão, acreditamos que o valor esteja dentro do aceitável, portanto o Extreme 500 é uma boa opção para quem precisa de velocidade. Obviamente, àqueles que necessitam de mais espaço e não querem gastar tanto, cabe investir em um HD externo de maior capacidade, mas não espere o mesmo desempenho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.