França obrigará redes sociais a deletarem conteúdo de ódio em 1 hora

1 min de leitura
Imagem de: França obrigará redes sociais a deletarem conteúdo de ódio em 1 hora
Imagem: Pikrepo

Segundo a Reutersredes sociais e sites serão obrigados a apagar conteúdo com discurso de ódio na França. Uma nova lei aprovada no país determinou a regra e criou prazos para que esse tipo de publicação seja retirado, o que pode variar entre 1 hora e 24 horas, conforme o nível de gravidade.

De acordo com a agência, em seção no parlamento local, a ministra de justiça Nicole Belloubet disse considerar uma forma de responsabilizar legalmente as pessoas por tais atos e, consequentemente, reduzi-los no meio digital.

Lei contra discurso de ódio deseja responsabilizar autores pelos ações na web.Lei contra discurso de ódio deseja responsabilizar autores pelas ações na web.Fonte:  Pexels 

A decisão não foi bem recebida por alguns grupos públicos franceses. Marine Le Pen, presidente do partido de extrema-direita Nacional Rally, considerou a lei uma censura grave. Já La Quadrature du Net, organização de liberdade civil, defendeu em comunicado que a medida seria desnecessária e o cumprimento de seus prazos estaria fora da realidade.

Audrey Herblin-Stoop, chefe de assuntos públicos do Twitter na França, disse à Reuters que a plataforma continuará a trabalhar em colaboração com o governo nesse sentido. Ela ressaltou a manutenção e o investimento em tecnologias que sinalizam condutas ofensivas, mas sem perder de vista a liberdade de expressão. Facebook e Google não se manifestaram sobre o assunto.

Leia tambémTwitter agora sugere que você repense envio de respostas ofensivas

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.