Twitter cria avisos para informações falsas sobre covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Twitter cria avisos para informações falsas sobre covid-19
Imagem: Portal SUD

Nesta segunda-feira (11), o Twitter anunciou sua nova política baseada na criação de avisos que serão aplicados em tweets que abordarem o coronavírus e a covid-19. Com base no teor das informações publicadas, o site irá escolher a ação mais adequada. Se as informações forem falsas, por exemplo, elas poderão gerar a remoção automática da postagem.

O Twitter afirmou que as postagens serão divididas em três diferentes categorias considerando sua probabilidade de causar danos:  informações falsas, afirmações com veracidade e precisão desconhecidas ou que tenham sido contestadas e dados não verificados. Neste último caso, nenhum tipo de censura foi reportada. Confira o quadro de legendas divulgado pelo site:

O Twitter comunicou que, conforme necessário, irá inserir nossas classificações à análiseO Twitter comunicou que, conforme necessário, irá inserir nossas classificações à análiseFonte:  Twitter/Reprodução 

De acordo com o esquema acima, informações falsas poderão ser removidas ou apenas rotuladas com um link, dependendo da sua gravidade. No segundo cenário, o Twitter divulgou que irá apenas inserir a frase “Confira os fatos sobre a covid-19” abaixo da publicação com um link para uma fonte confiável que contenha com informações verificadas sobre a doença.

Exemplos de com esta nova política será aplicada na práticaExemplos de com esta nova política será aplicada na práticaFonte:  Twitter/Reprodução 

Publicações que forem imprecisas ou contestadas por outros usuários, poderão ser cobertas com o aviso “Todo o conteúdo compartilhado neste tweet ou parte dele conflita com recomendações de especialistas sobre a covid-19”. Neste caso, o usuário somente poderá acessar a publicação original se clicar nela.

O site anunciou que essa medida poderá ser aplicada também em tweets que vão de encontro às recomendações de especialistas e autoridades da saúde pública sobre a doença, incluindo aqueles que incentivem práticas que possam pôr em risco a vida de usuários.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.