Instagram criará memorial no perfil de usuários mortos

1 min de leitura
Imagem de: Instagram criará memorial no perfil de usuários mortos
Imagem: Pixabay

Em breve o Instagram adicionará um banner de memorial em contas de usuários que faleceram, sobretudo devido à pandemia do coronavírus. A informação foi inicialmente descoberta por Jane Manchum Wong, engenheira conhecida por antecipar novidades de apps, em uma versão beta da rede social, que inclusive revelou como o recurso pode funcionar.

A mudança também foi confirmada ao BuzzFeed News dos EUA por Liza Crenshaw, porta-voz da plataforma: “Estamos trabalhando nessas atualizações há algum tempo, embora seja uma — entre outras — que aceleramos à luz da covid-19 para ajudar a apoiar nossa comunidade em um momento difícil”. Contudo, a representante não definiu o período para a atualização.

Conforme uma captura de tela de Manchum Wong, ao abrir um perfil com essa sinalização, logo apareceria uma aba inferior com o desenho de uma flor dentro de um vaso. Em seguida, estaria a palavra “Relembrando”, acompanhada do nome do usuário e uma breve explicação a respeito do memorial.

Captura de tela mostra como seria um perfil com o memorial de falecimento no InstagramCaptura de tela mostra como seria um perfil com o memorial de falecimento no InstagramFonte:  Jane Manchum Wong/Reprodução 

Atualmente, o Instagram oferece a familiares a opção de preservar uma conta de um parente morto por meio de um formulário. Assim, ninguém pode fazer login ou qualquer tipo de modificação, mesmo com senha. Além disso, esse tipo de perfil não pode ser encontrado na barra de busca, porém fica apto a receber mensagens privadas de seguidores.

Desde 2015, o Facebook possui um recurso similar, através do qual é possível nomear alguém próximo como “herdeiro” de sua conta, caso uma fatalidade aconteça. Para repassar essa responsabilidade, a rede social exige comprovação de óbito por meio de documentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.