Zoom atualiza app para iOS e encerra envio de dados ao Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Zoom atualiza app para iOS e encerra envio de dados ao Facebook
Imagem: Zoom
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O aplicativo de videoconferências Zoom, que passa por uma alta na popularidade em tempos de pandemia do novo coronavírus, atualizou o aplicativo para iOS e removeu o código que enviava dados dos usuários diretamente para o Facebook. A ação foi realizada após uma denúncia em uma reportagem publicada pelo site Motherboard.

Em uma postagem realizada no blog oficial do app, a empresa forneceu mais detalhes sobre o caso. Segundo a desenvolvedora, o problema estaria no kit de desenvolvimento usado para implementar a função "Logar pelo Facebook", que acabava tomando posse de mais informações do que deveria. Ainda assim, o Zoom afirma que dados pessoais não foram coletados, mas sim detalhes a respeito dos dispositivos utilizados nas ligações.

"A privacidade dos nossos consumidores é incrivelmente importante para nós, e por isso decidimos remover o SDK em nosso cliente para iOS e reconfigurar a função, para que usuários continuem podendo logar com o Facebook pelo navegador", diz o comunicado. Para isso, você precisa atualizar o app do Zoom no iOS para a versão mais recente.

Relembre a denúncia

Segundo a matéria original, dados relativos ao perfil de cada usuário que participava de uma videochamada no Zoom eram coletados e enviados ao Facebook — incluindo dispositivo usado, tempo de chamada e localização. Isso acontecia mesmo que você nem sequer tivesse uma conta na rede social.

No comunicado, escrito pelo CEO Eric Yuan, o Zoom pede desculpas pelo ocorrido e agradece a ajuda do autor da reportagem por apontar a falha nos processos e protocolos da empresa, garantindo que isso não vai acontecer novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.