YouTube começa a liberar os cartões de perfil no app para Android

1 min de leitura
Imagem de: YouTube começa a liberar os cartões de perfil no app para Android

YouTube começou a liberar, para o público em geral, os Cartões de Perfil, recurso que estava em teste desde setembro do ano passado, facilitando o acesso às informações públicas dos usuários da plataforma por meio da seção de comentários de um vídeo. A novidade chega primeiro ao app para Android.

Ao abrir um cartão de perfil no YouTube é possível visualizar o nome do usuário, a sua foto de perfil, os comentários que ele fez naquele canal, os canais nos quais está inscrito, quando ingressou na plataforma e o número de inscrições (caso possua um canal).

Todas estas informações já estavam disponíveis anteriormente, mas de maneira separada, ou seja, a nova função organiza todos os dados em um só lugar e as exibe em um cartão pop-up. A ferramenta também informa se você segue ou não aquele usuário, oferecendo a opção de assinar o canal dele caso ainda não o tenha feito e seja de seu interesse.

O cartão reúne várias informações sobre o usuário. (Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Para visualizar os cartões de perfil do YouTube basta tocar na foto de qualquer pessoa nos comentários de um vídeo, lembrando que o recurso está disponível apenas no aplicativo Android, no momento. As versões para iOS e web devem receber a novidade em breve.

Utilidades do cartão

“Explorar comentários, estabelecer conexões com outras pessoas e contribuir para um YouTube mais acolhedor em geral”. Isso é o esperado pela Google com a nova ferramenta da sua plataforma de vídeos, que também pode ajudar a identificar os melhores comentaristas e até mesmo os trolls.

Com o acesso facilitado às informações, os criadores de conteúdos têm ainda a chance de tomar melhores decisões a respeito da ocultação de determinados comentários e da promoção dos usuários mais ativos do canal, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.