Facebook registra patente para 'shadowbanning' automático; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Facebook registra patente para 'shadowbanning' automático; entenda

O Facebook recebeu a patente de uma tecnologia chamada "Moderando conteúdo de fórum online", que se traduz em um recurso para limitar o alcance de comentários considerados inadequados em suas redes sociais.

De acordo com a descrição contida em parte do documento, o recurso censurará comentários com base em uma lista de tópicos considerados inadequados. Nesse caso, os conteúdos classificados como indevidos serão bloqueados para os demais usuários, mas continuarão visíveis para os autores sem receber nenhuma tag especial. Isso significa que os autores não saberão que seus comentários foram bloqueados.

Esse tipo de recurso foi usado pelo Facebook pela primeira vez em fevereiro de 2015 e é conhecido pelo termo "shadowbanning". Conservadores acusam as redes sociais de censurarem seus comentários, de modo que o conteúdo não é removido ou notificado, apenas escondido de outros usuários.

A tecnologia deverá ser aplicada de forma automática, como já acontece com outros tipos de controle no Facebook. Atualmente, quando um comentário é considerado inadequado, em texto, vídeo ou imagem, os moderadores de páginas e grupos são notificados de que tal conteúdo pode estar infringindo as políticas de uso da rede social e decidem se o conteúdo será mantido ou deletado.

facebook"Shadowbanning" deve ser usado primariamente para comentários ofensivos.Fonte: sketchappsources/reprodução

E no Instagram

No Instagram, há um recurso que alerta os usuários sobre o conteúdo de seus comentários e tenta convencê-los a fazerem alterações antes de postá-los. Futuramente, moderadores de conteúdo poderão definir contas como restritas; com isso, os donos poderão postar livremente, porém seus comentários só serão visualizados por eles mesmos.

Para algumas pessoas, a discussão agora girará em torno da eficácia desse tipo de censura: os comentários considerados inadequados deveriam ser removidos e seus donos notificados ou o Facebook acertou em apenas bloqueá-los para os outros usuários? A companhia ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.