Loja marca Kim Kardashian no Instagram e perde US$ 2,8 milhões na Justiça

1 min de leitura
Imagem de: Loja marca Kim Kardashian no Instagram e perde US$ 2,8 milhões na Justiça
Imagem: kimkardashian/instagram

Kim Kardashian West ganhou cerca de 2,8 milhões de dólares em ação judicial movida contra uma loja britânica de fast fashion (moda rápida) chamada Missguided. A empresa teria sido acusada de copiar e comercializar modelos de roupas da estrela de reality show assim que ela os postava em sua conta oficial no Instagram. Para completar, a loja ainda marcava Kim Kardashian West em todas essas postagens e, portanto, repassava a impressão de que suas roupas tinham a tutela da socialite.

Segundo o site The Verge, West teria alegado na ação judicial que a Missguided lucrou com sua imagem e usou sua “persona e marcas registradas” sem permissão. Além disso, teria proibido a varejista de relacionar seu nome e marcas registradas em ações de “venda, marketing e distribuição”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Loja é acusada de vender réplicas de roupas de Kim Kardashian West e postá-las no Instagram. (Fonte: The Verge/Reprodução)

Loja nunca respondeu ao processo

No entanto, não está claro se de fato a loja infringiu alguma lei, pois ela nunca respondeu ao processo. Esse, então, seria o motivo de o resultado ter sido favorável para a famosa. Nesse caso, a empresa de fast fashion terá que arcar com 2,7 milhões de dólares por danos e 59,6 mil dólares de honorários advocatícios.

Ainda de acordo com o The Verge, o documento do processo aponta que esse tipo de atividade poderia levar as pessoas a acreditarem erroneamente que a marca estaria relacionada a Kim Kardashian West. “E, de fato, os consumidores já expressaram tamanha confusão, sugerindo em postagens de mídias sociais e artigos online que os demandantes devem estar em uma ‘colaboração’ com a Missguided”, completa o texto.

No início do ano, a estrela inclusive demonstrou sua insatisfação com esse tipo de negócio, por meio de um post no Instagram. Até o momento, Missguided apenas apagou uma foto em que marcava Kim Kardashian West, e não se sabe o motivo de a loja nunca ter respondido ao processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.