Instagram adota fact-checking para reduzir boatos e notícias falsas

1 min de leitura
Imagem de: Instagram adota fact-checking para reduzir boatos e notícias falsas

O Instagram é a próxima rede social a combater notícias falsas, desinformação e boatos prejudiciais à sociedade. Segundo o site Poynter, a plataforma começa a testar nesta semana um sistema de checagem de fatos que opera em conjunto com o Facebook e tem como objetivo reduzir a visibilidade de publicações mentirosas.

Tudo funciona de forma simples: o Facebook têm vários parceiros ao redor do mundo que são responsáveis pelo fact-checking, usando ferramentas como reconhecimento de imagem e monitoramento de hashtags. A partir de agora, o Instagram — que pertence à empresa de Mark Zuckerberg — também ganha o poder de identificar postagens potencialmente falsas e enviá-las para essas agências, que farão a interpretação e análise da publicação.

O veredito será repassado para a rede social e, caso a publicação seja mesmo falsa, terá o seu alcance reduzido no feed. Como tudo é automatizado, replicações ou cópias do conteúdo reprovado também serão penalizadas pelo algoritmo. Ainda segundo o Poynter, não é certo que o método funcione, já que as postagens no Instagram são bem diferentes das do Facebook em formato e conteúdo, com menos links e textos.

Combate preventivo

O Instagram também deve tomar medidas educativas contra a desinformação, como pop-ups na tela caso sejam pesquisados temas que envolvam fake news, a exemplo do movimento antivacinação. Vale lembrar que no Brasil o Facebook já possui ferramentas de fact-checking e o YouTube também adota estratégias parecidas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.