Game of Thrones vira tema de tweet de Donald Trump e irrita HBO

2 min de leitura
Imagem de: Game of Thrones vira tema de tweet de Donald Trump e irrita HBO

A série Game of Thrones é tão popular que já virou uma referência no mundo da cultura pop, mas nem todo o uso da franquia acaba agradando a HBO, emissora responsável pela produção do programa. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma publicação no Twitter inspirada no seriado para provocar seus adversários políticos, o que não alegrou o canal de TV.

No post, Donald Trump aparece de costas envolto em névoa com as palavras "Game Over" escritas em uma fonte similar à utilizada no nome da série.

Imagem: Twitter de Donald Trump

Apesar da produção não ser mencionada diretamente por Trump, a HBO comentou ao Engadget que prefere não ver seu conteúdo inspirando postagens de políticos. "Embora possamos entender o entusiasmo de Game of Thrones agora que a temporada final chegou, ainda preferimos que nossa propriedade intelectual não seja utilizada para fins políticos", disse a emissora em um comunicado.

No ano passado, Trump também utilizou uma fonte parecida com o logo da série para divulgar que estava trabalhando em novas sanções, o que também gerou críticas vindas da HBO. Mesmo que as atitudes do presidente não estejam agradando o canal de TV, a dona de Game of Thrones ainda pode estar tirando um grande proveito dessas publicações.

De acordo com um levantamento feito pelo Apex Marketing Group e divulgado pelo analista Darren Rovell, o último tweet de Donald Trump inspirado em Game of Thrones gerou cerca de US$ 25 milhões em propaganda gratuita para o seriado em apenas um dia. A estimativa leva em conta a cobertura da mídia envolvendo o caso, incluindo artigos na internet, aparições na TV e programas de rádio.

Logo de Game of Thrones na abertura da série. Imagem: HBO

Segundo ressalta o pessoal do Engadget, não existem muitas formas legais para a HBO impedir que Game of Thrones seja usado como inspiração nos tweets de Donald Trump, principalmente porque o presidente não faz menção direta ao caso e só está usando fontes que lembram o seriado.

Ainda este ano, o chefe de estado norte-americano teve um vídeo derrubado de seu Twitter por direitos autorais, mas a produção utilizava uma trilha sonora de Batman: The Dark Knight Rises, o que deu força para a Warner, dona dos direitos da faixa, tirar o conteúdo do ar.

A última temporada de Game of Thrones está sendo exibida todo domingo a partir das 22h nos canais da HBO e também no serviço de streaming HBO Go.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.