Quase meio milhão de músicas perdidas do MySpace foram recuperadas

1 min de leitura
Imagem de: Quase meio milhão de músicas perdidas do MySpace foram recuperadas

O site Internet Archive anunciou o resgate e publicação de um catálogo de mais de 490 mil músicas que haviam sido enviados para o MySpace entre 2008 e 2010. Essas músicas haviam se perdido após uma migração de servidores da rede social que acabou por apagar milhões de arquivos de canções enviadas em um período de 12 anos.

O Internet Archive, responsável por manter cópias digitais da internet para que elas não se percam, acabou por salvar 450 mil músicas perdidas do MySpace, graças à contribuição de um grupo acadêmico que não se identificou que estava estudando as redes musicais antes do site migrar seus servidores e perder mais de 50 milhões de canções no processo.

As melodias podem ser ouvidas online em uma interface que lembra o layout do player original do MySpace. A busca pelas músicas deve ser aprimorada dentro do site, facilitando a vida daqueles que gostariam de procurar por uma canção em específico disponível.

O Internet Archive já conseguiu salvar várias músicas anteriormente, em 2017, quando o receio do fim do SoundCloud fez com que um backup com milhares de canções foi feito para garantir sua permanência na internet. Já sobre o restante das mais de 49.500.000 músicas do MySpace que ainda estão perdidas, a chance de elas ressurgirem é bastante baixa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.