Facebook vai contar por que cada postagem é exibida no seu Feed

1 min de leitura
Imagem de: Facebook vai contar por que cada postagem é exibida no seu Feed

O Facebook anunciou uma nova ferramenta que promete dar mais controle ao usuário sobre o que ele vê em seu Feed de Notícias. Chamada de “Why am I seeing this post?” (ou “Por que eu estou vendo este post?” em tradução livre), a novidade tem uma pegada estilo “Por que eu estou vendo este anúncio?” e contará quais os critérios usados para exibir aquela postagem.

O recurso foi adicionado porque, segundo a rede social, muitas reclamações de usuários sobre o Feed de Notícias citavam a falta de transparência da plataforma em relação a esta funcionalidade especificamente.

A novidade quer fazer o usuário “entender melhor e controlar mais facilmente” as postagens de Páginas, Grupos e amigos que aparecem no Feed, informa a rede social, e detalhará as razões pelas quais um post foi exibido. Ao todo, o Facebook leva em conta três motivos para isso:

  • Frequência de interação com postagens de pessoas, Páginas ou Grupos;
  • Frequência de interação com um tipo específico de postagem (como vídeo, fotos ou links);
  • Popularidade dos posts compartilhados por pessoas, Páginas ou Grupos que você segue.

Além disso, a nova opção de transparência e controle do Facebook deixará mais à mão atalhos para mudar o nível de contato com as postagens de alguém (“Ver Primeiro” ou “Deixar de seguir”, por exemplo), além de controles de preferência do Feed e atalhos de privacidade.

Mais controle sobre anúncios

A ferramenta “Por que eu estou vendo este anúncio?” também ganhou novidades nesta semana e passará a exibir contexto adicional “quando as informações da lista do anunciante combinam com o seu perfil no Facebook”, descreve a rede social. Tais dados podem ser um endereço de email ou um número de telefone que você passou para uma empresa durante um cadastro, por exemplo.

Assim, quando isso acontecer, agora será possível saber exatamente quando a empresa submeteu esses dados à rede social e até mesmo se o anúncio foi rodado pela marca em parceria com alguma companhia de marketing.

Investimento contínuo

Com as duas novidades, o Facebook fala em “investimento contínuo” com o controle do usuário sobre as suas informações compartilhadas dentro da rede social.

“Ambas atualizações são parte de nosso investimento contínuo em dar às pessoas mais contexto e controle por todo o Facebook”, registra a companhia. “Continuaremos a ouvir o seu feedback e a evoluir essas funcionalidades ao longo do tempo”, finaliza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.