Facebook começa a suportar imagens 3D em seu feed

1 min de leitura
Imagem de: Facebook começa a suportar imagens 3D em seu feed

Em outubro do ano passado, o Facebook começou a oferecer a possibilidade de publicar modelos 3D interativos nas postagens. No entanto, Mark não se conformou com isso e quis melhorar a qualidade deles. O suporte, enfim, foi revelado recentemente em um post no blog de desenvolvedores do Facebook, pelo gerente de produto Aykud Gönen. 

2

Facebook agora oferece o suporte para o formato de arquivo 3D padrão (gITF 2.0) – uma espécie de “JPEG do 3D” –, que permite não só objetos com renderização mais realista de texturas e iluminação em 360 graus, mas também formas mais fáceis de compartilhar em sua timeline. A nova Graph API permite aos desenvolvedores compartilhar facilmente qualquer conteúdo em 3D em seus apps, e a Open Graph possibilita habilitar o conteúdo 3D em seus sites para automaticamente aparecer em 3D quando compartilhado por alguém na rede social. 

Por exemplo, os proprietários do Xperia XZ1 podem escanear qualquer objeto ou pessoa através do aplicativo 3D Creator da Sony e enviá-lo para o seu feed. Além disso, poderão compartilhar imagens diretamente de sua própria galeria do Oculus Medium ou do Google Poly. Por enquanto, o aplicativo é exclusivo para alguns smartphones da marca, como o Xperia XZ1, XZ Premium e o XZ1 Compact, e pode ser baixado através deste link.

1

A empresa também revela que tem interesse em promover o máximo de conteúdo compatível para o Oculus VR; ou seja, quanto mais imagens 3D você vê em sua timeline, mais provavelmente você precisará de um Oculus Rift para obter uma experiência mais imersiva.

Confira abaixo alguns desses modelos em parceria de páginas como Sony e LEGO

E você, gostou desta nova atualização do Facebook? Será que esse suporte chegará também ao Instagram? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.