Facebook testa “coleções” para organizar posts salvos em pastas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook testa “coleções” para organizar posts salvos em pastas

Facebook está testando uma nova forma de organizar postagens salvas pelo usuário. O app da rede social foi flagrado com uma nova opção chamada “Coleções”, que permite agrupar vídeos, textos e páginas salvas pelo usuário em pastas. A ideia é que, com isso, os itens guardados para depois fiquem mais acessíveis.

Atualmente, quando você salva algum post, ele vai para a sua seção de itens salvos, mas fica armazenado em forma de lista. Conforme o tempo passa, essa lista pode ficar enorme e desencorajar as pessoas de continuar usando o recurso, já que é difícil encontrar a publicação guardada quando você deseja conferi-la novamente.

O recuso é muito similar ao que já existe no Instagram. As coleções da rede social de imagens permitem organizar postagens em pastas para acesso facilitado desde abril deste ano. Contudo, as coleções do Facebook parecem ainda estar sendo testadas por uma quantidade limitada de usuários, e, por enquanto, não temos informações sobe quando isso será disponibilizado para todos.

coelções facebookFerramenta de coleções do Facebook

Messenger

Outra novidade interessante relacionada ao Facebook é a inclusão de um novo recurso inserido no Messenger. Essa novidade também está em teste com uma quantidade limitada de usuários e, como não poderia deixar de ser, é um clone de uma ferramenta do Snapchat.

Estamos falando dos “streaks”. Sempre que você conversa com certa frequência com alguém na plataforma, o chat em questão recebe um emoji que funciona como uma espécie de medalha ou alguma outra forma de reconhecimento. Para não perder isso, o mensageiro avisa você todos os dias para não deixar de conversar com determinada pessoa.

Ainda não temos informações sobre regras mais claras para a obtenção desses streaks, mas essa é uma funcionalidade relativamente conhecida no Snapchat, que tenta gamificar sua experiência de mensagens instantâneas com coisas desse tipo. Se você não quer ter que lidar com todos os excessos que o Facebook vem inserindo em seu mensageiro — boa parte copiada do Snapchat — nós recomendamos o uso do Messenger Lite, uma ferramenta leve e simplificada que lhe ajuda a evitar todas essas quinquilharias digitais do mensageiro principal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.