Tem golpe novo de phishing na praça – ou melhor, no Facebook. Alguns usuários reportaram estar recebendo mensagens de contatos pedindo ajuda para acessar a conta na rede social, mas tudo se trata de um esquema para roubar suas informações.

De acordo com o site Access Now, tudo começa com alguém que já perdeu a conta. O criminoso envia uma mensagem dizendo que está com dificuldades para acessar a rede e pedem para que o usuário cheque o e-mail para verificar um código de recuperação.

A questão é que, ao mesmo tempo que pedem isso, eles tentam acessar sua conta utilizando a função “esqueci minha senha”. A ideia é que, ao verificar seu e-mail condicionado a buscar a informação do seu “amigo”, você acabe passando o código para que o criminoso acesse a SUA conta.

Facebook

Esse esquema é baseado em uma função de segurança de 2013, chamada “Contatos Confiáveis”. Ela permite que você escolha até 5 amigos próximos que podem ajudar você a recuperar sua senha caso você a perca por um motivo qualquer.

A pessoa que está tentando roubar sua conta afirma que você faz parte desse grupo na rede dele e, se você procurar a função no Facebook, vai encontrar – com tantas peças se encaixando, é fácil cair no golpe.

As dicas aqui, portanto, são: entre em contato com a pessoa que te mandou mensagem se você suspeitar do golpe, seja por telefone ou por outro meio confiável. Tente também descobrir quais pessoas te colocaram como contato confiável, para eliminar o efeito surpresa.

Por fim, vale lembrar que o sistema de “Contatos Confiáveis” consiste em que fragmentos de um código maior sejam enviados por cada uma das pessoas que você escolheu.