Teclado com visual de máquina de escrever é solução para digitar no VR

1 min de leitura
Imagem de: Teclado com visual de máquina de escrever é solução para digitar no VR

Embora essa seja uma tarefa bastante simples no mundo real – mesmo para os adeptos do método “catador de milho” –, digitar dentro do universo da realidade virtual pode ser algo bastante complicado. Isso porque, uma vez mergulhado nas imagens exibidas pelos óculos VR, não é lá muito fácil recorrer ao teclado ou a controles para realizar buscas, inserir senhas ou escrever o nome do seu personagem em algum game. Alguns jogos e aplicativos, aliás, nem dão suporte a esse tipo de input nos mundos virtuais.

Felizmente, um desenvolvedor VR teve uma ideia bem interessante para contornar o problema: levar um teclado digital para dentro do espaço virtual. A ideia de Jonathan Ravasz foi aproveitar os instrumentos de interação oferecidos pelas empresas do ramo, como joysticks e controles de movimento, para que os usuários possam pressionar as teclas da ferramenta chamada de PunchKeyboard.

Vai ter que catar milho no mundo VR, hein?

A peça é um teclado virtual consideravelmente complexo

Ainda que em um primeiro momento o brinquedinho se pareça com uma máquina de escrever transportada diretamente de games como Job Simulator, na verdade a peça é um teclado virtual consideravelmente complexo. Baseado no layout e nas funcionalidades dos teclados mobile, o recurso VR disponibiliza uma interface padrão QWERTY e possui um sistema avançado de predição de palavras – agilizando ainda mais o processo de digitação.

Em seu estágio atual, o PunchKeyboard utiliza conversas do Reddit como fonte para essas previsões, mas o autor da brincadeira garante que é fácil integrar dicionários de terceiros ao software. Segundo Ravasz, a ferramenta foi desenvolvida em Unity e escrita em C# e inspirada em um projeto similar do Daydream Labs, um dos braços de pesquisa da Google. O projeto ainda é totalmente customizável, o que facilita a sua adição a programas e jogos no futuro. Curtiu a novidade ou preferiria um acessório específico para essa finalidade?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.