Snapdragon 835 tem praticamente o mesmo desempenho do Apple A10 Fusion

3 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 835 tem praticamente o mesmo desempenho do Apple A10 Fusion

A Qualcomm convidou o TecMundo para conferir lá em San Diego, nos EUA, o desempenho do seu novo chip top de linha, o Snapdragon 835, e nós fomos testar a novidade. Essa “plataforma mobile”, como a empresa gosta de chamar, estará presente em boa parte dos grandes lançamentos de smartphones Android de 2017 e, por isso, é importante você ficar de olho nesses números preliminares.

Vale ressaltar que os nossos testes de benchmark foram feitos em protótipos cedidos pela própria Qualcomm. Além do chip Snapdragon 835, eles contavam com 6 GB de RAM e uma tela de resolução 2K. Com isso, foi possível perceber que essa nova plataforma tem basicamente o mesmo desempenho do A10 Fusion, lançado pela Apple nos iPhones 7 e 7 Plus.

Snapdragon 835 (à direita) é o primeiro chip da Qualcomm a ser fabricado no processo de 10 nn. Na comparação, temos o Snapdragon 821 à esquerda.

Ainda não há nenhum smartphone ou tablet com o novo componente da Qualcomm no mercado, mas a Sony já apresentou oficialmente o Xperia XZ Premium, o primeiro aparelho confirmado com esse processador. Contudo, ainda não existe uma data precisa para a chegada dele ao mercado. Fora isso, a versão norte-americana do Galaxy S8 e S8 Plus, que a Samsung deve apresentar no próximo dia 29 de março, também deve contar com o Snapdragon 835. No resto do mundo, supomos que a coreana vai optar por seu próprio chip, o Exynos 8895.

Os números

Ressaltando novamente, todos os benchmarks que você confere a seguir foram feitos com um smartphone protótipo fabricado e cedido para o TecMundo pela própria Qualcomm. Confira as especificações obtidas através do AnTuTu 6:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 835 octa-core de 1,9 GHz
  • RAM: 6 GB
  • GPU: Adreno 540
  • Câmera traseira: 21,4 MP
  • SO: Android 7.1.1

AnTuTu 6.2.7

Note que os resultados desse protótipo com o novo chip da Qualcomm variaram entre 181 mil e 183 mil pontos, praticamente o mesmo resultado do iPhone 7 Plus no comparador do próprio AnTuTu. Na nossa análise do smartphone da Apple, entretanto, obtivemos um resultado significativamente menor: 166 mil pontos para o celular da Maçã. Dê uma conferira na análise do iPhone 7 Plus aqui.

É curioso notar ainda que o smartphone da Apple conta com apenas metade da RAM do protótipo da Qualcomm, mas acredita-se que isso não seja um grande influenciador nesse teste. O que realmente importa é a velocidade da memória, em vez da sua capacidade. Jogando contra, o aparelho que rodava com o Snapdragon 835 tinha tela de alta resolução (2K). O iPhone em questão fica apenas no Full HD.

Para você fazer uma comparação mais ampla, o Huawei Mate 9 fez 124 mil no mesmo teste, o ASUS Zenfone 3 Deluxe ficou com 140 mil e o atual Xperia XZ fez 135 mil. O Galaxy S7 brasileiro marcou 127 mil.

3D Mark

Nós também fizemos o teste “Ice Storm Unlimited”, do 3D Mark, com o aparelho da Qualcomm. Esse teste é padrão em todos os nossos reviews. Com o Snapdragon 835, o protótipo fez 39.648 pontos, o que é consideravelmente melhor que os 36.531 que o iPhone 7 Plus marcou no mesmo teste durante nossa análise.

Novamente, para uma comparação mais ampla, o Huawei Mate 9 fez 28 mil no mesmo teste, o ASUS Zenfone 3 Deluxe ficou com 34 mil e o atual Xperia XZ fez 29 mil. O Galaxy S7 brasileiro marcou 28 mil.

Vellamo

O resultado desse teste é um dos mais perceptíveis no dia a dia do usuário comum. Ele analisa o desempenho do celular em lidar com páginas em HTML5, que basicamente representa a velocidade que o dispositivo alcança ao navegar na web.

Note que o aparelho com o novo chip da Qualcomm marcou 7.756 em um teste e 7.536 em outro. Nesse mesmo benchmark, o Huawei Mate 9 fez 6.222, o ASUS Zenfone 3 Deluxe ficou com 6.482 e o Xperia XZ da Sony fez 6.428. O Galaxy S7 brasileiro marcou 7.453.

Outros testes

Também fizemos outros testes com o aparelho protótipo, e ele foi bem em todos eles. Como se trata de um celular inacabado, enfrentamos alguns bugs que influenciaram nos resultados dos benchmarks em alguns momentos. Como o pessoal da Qualcomm conseguiu identificar o bug, eliminamos os resultados alterados da nossa análise final.

É bom ter em mente também que o fato de o Snapdragon 835 ter alcançado esses resultados nesse smartphone em questão não quer dizer que ele terá o mesmo desempenho nos dispositivos de outras fabricantes, como Samsung, Lenovo, LG e tantas outras. Por isso, somente quando a próxima leva de tops de linha realmente chegar ao mercado é que poderemos dizer qual chip tem o melhor desempenho geral.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.