Deputado lança app para que povo decida como ele vota em Projetos de Lei

1 min de leitura
Imagem de: Deputado lança app para que povo decida como ele vota em Projetos de Lei

O deputado estadual Kelps Lima, do partido SD do Rio Grande do Norte, encontrou uma maneira inovadora de aliar política e tecnologia. Ele lançou um aplicativo para Android e iOS que permite aos eleitores ajudar o parlamentar a escolher um posicionamento durante votações de Projetos de Lei na Assembleia.

O app "Kelps - Decida meu voto" é uma aproximação entre o político e a população, especialmente quem votou no parlamentar e busca uma forma de interagir mais com o deputado. Além de ajudar no posicionamento em votações, a partir do serviço é possível notificar Kelps a respeito de problemas em uma cidade, votar em enquetes criadas pelo parlamentar e saber mais a respeito das atividades do deputado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Download:

Vale ressaltar que Kelps Lima não é o primeiro deputado brasileiro a lançar um aplicativo móvel — nas Eleições 2014, vários já povoavam a Google Play e a App Store, porém sem grande alarde.

Isso é bom ou não?

Essa atitude do deputado vale uma análise. Por um lado, é incrível ver como áreas como a política estão se utilizando — mesmo que ainda de forma tímida — dos dispositivos móveis para aprimorar o processo de democracia. A atitude do parlamentar pode inspirar colegas a fazer o mesmo e criar uma nova possibilidade de participação política a partir da tecnologia.

Por outro, muitos eleitores podem questionar a atitude de Kelps por conta de nosso atual modelo de democracia representativa. Afinal, tecnicamente, ele é um deputado eleito pelo povo e deve ser uma figura responsável capaz de tomar as melhores decisões na Assembleia, incluindo o posicionamento nas votações dos Projetos de Lei. Assim, pedir essa "ajuda" aos eleitores pode desagradar parte do público — e ainda fazer com que trolls coloquem seu posicionamento em risco ao votarem em massa em determinada opinião, por exemplo. Qual dos lados está certo? Isso cabe ao eleitor decidir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.