Pesquisadores desenvolvem telas OLED que são utilizadas nos dedos

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores desenvolvem telas OLED que são utilizadas nos dedos

(Fonte da imagem: Reprodução/New Scientist)

Um dos principais problemas enfrentados por donos de aparelhos touchscreen é o fato de que, ao usar os dedos para navegar por um aplicativo, inevitavelmente alguma informação será coberta. Para evitar que isso ocorra, pesquisadores da National Taiwan University desenvolveram um painel OLED que pode ser “vestido” nos dedos, evitando assim qualquer forma de obstrução.

A ideia é que a pequena tela sirva como uma forma de permitir a visualização de elementos que ficam escondidos por seu dedo. Segundo os responsáveis pela invenção, a intenção é que a novidade seja combinada a displays flexíveis que poderiam ser colocados nas unhas de forma semelhante a um esmalte convencional — tecnologia que ainda está longe de se tornar comercialmente viável.

Etapa inicial de desenvolvimento

Atualmente, o projeto NailDisplay consiste de um painel OLED de 96x64 pixels que se sincroniza a um smartphone para a exibição de informações consideradas relevantes. Ao selecionar uma letra de um teclado virtual, por exemplo, a escolha é exibida pela pequena tela para evitar possíveis erros.

O time de pesquisadores atualmente está trabalhando em métodos para permitir que a tecnologia seja utilizada em vários dispositivos de forma simultânea. Além disso, há planos de implementar o uso de softwares que registram movimentos oculares capazes de aprimorar o conforto na hora de trabalhar com um dedo “transparente”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.