NASA usa PlayStation VR para treinamento com robôs que estão no espaço

1 min de leitura
Imagem de: NASA usa PlayStation VR para treinamento com robôs que estão no espaço

Dando mais um passo no que diz respeito ao uso de tecnologias em suas ações, a NASA anunciou que está recorrendo ao PlayStation VR (os óculos virtuais desenvolvidos pela Sony) para um programa que envolve usar uma demonstração para treinamento com robôs que estão na estação espacial.

Graças a uma parceria com a Sony, foi possível desenvolver uma demonstração chamada Mighty Morphenaut. A experiência em questão recria o ambiente em que o robô está e dá ao operador a oportunidade de usar os óculos de realidade virtual e um par de PlayStation Move (controle com sensor de movimentos) para fazer o companheiro computadorizado se mover de um lado para outro e carregar ferramentas.

Para deixar tudo ainda mais real, a demonstração é capaz de recriar algumas complicações que seriam encontradas na vida real, como restrição de mobilidade e atrasos na comunicação entre a Terra e a estação espacial. Por conta disso, o operador pode enxergar “mãos fantasmas” que simulam aquilo que o robô fará assim que receber a ordem.

“A expectativa é de colocar pessoas em um ambiente no qual elas podem olhar ao redor e se mover de formas mais intuitivas do que usando teclado e mouse, pois requer menos treinamento para entender como operar o robô e possibilita um controle mais rápido e direto”, explicou Garret Johnson, engenheiro de software da NASA, ao site Road to VR, complementando que ainda há alguns ajustes a serem feitos na demonstração.

Que outros tipos de utilizações a NASA pode encontrar para a realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.