Donald Trump financia NASA e torna oficial a missão Marte 2033

1 min de leitura
Imagem de: Donald Trump financia NASA e torna oficial a missão Marte 2033

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (21) uma lei que financia a missão Marte 2033 ao repassar US$ 19,1 bilhões (mais de R$ 60 bilhões) para a agência espacial norte-americana NASA.

A primeira missão tripulada deve acontecer em 2033

A ação serve como apoio aos esforços da NASA em planejar e desenvolver tecnologia para levar o ser humano até Marte. A ideia é realizar a primeira missão tripulada em 2033. "Para expandir a presença humana permanente além da órbita terrestre baixa, com o envolvimento de parceiros internacionais, acadêmicos e da indústria", nota um trecho da lei explicando o motivo do financiamento.

O regulamento também vai permitir que a NASA continue trabalhando bem próxima de companhias como a SpaceX, Boeing e Blue Origin, que possuem programas próprios para chegar até Marte.

"Essa lei reafirma nosso compromisso nacional com a missão central da Nasa", comentou Trump, afirmando que busca manter os Estados Unidos como "líderes totais" da exploração do espaço.

A NASA vai continuar trabalhando com empresas privadas parceiras

Um dos programas citados pelo financiamento de Trump é o Orion, uma cápsula que deve viajar "mais longe que qualquer outra nave espacial já construída para transportar humanos". "A Nasa deve continuar o desenvolvimento do SLS (...) para permitir a exploração humana da Lua, de Marte e além, no próximo século", diz outro trecho.

Você pode acompanhar o texto da lei na íntegra clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.