Supostos vídeos ao vivo da NASA que têm aparecido no Facebook são falsos

Imagem de: Supostos vídeos ao vivo da NASA que têm aparecido no Facebook são falsos

Nos últimos dias, diversos vídeos "ao vivo" têm aparecido no Facebook mostrando astronautas trabalhando na Estação Espacial Internacional ou então exibindo a curvatura de nosso planeta. Pois bem, segundo a própria NASA, essas transmissões são falsas.

Vários sites de notícias fizeram uma investigação e descobriram que os vídeos supostamente transmitidos ao vivo pelas páginas Unilad e Viral USA no Facebook são na verdade gravações de missões anteriores, como a expedição 38 que ocorreu em 2013.

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço fez uma declaração a respeito: “Embora a agência ofereça imagens ao vivo das câmeras da estação espacial através do ISS HD Earth Viewing Experiment, não houve nenhuma atividade fora da estação espacial desde que a nave de carga Orbital ATK Cygnus chegou ao laboratório no último domingo”. Segundo o porta-voz, a próxima missão (Expedition 49) ocorrerá somente no próximo sábado.

Apesar de serem falsas, as supostas transmissões fizeram bastante sucesso. O vídeo publicado pela página Unilad atingiu 17 milhões de visualizações, enquanto que a Viral USA conseguiu 26 milhões. Obviamente, as páginas se beneficiaram dos posts devido à exposição e aos milhares de novos seguidores, mas nenhuma delas deu uma declaração oficial falando a respeito da fraude.