Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Conheça a Poimo, uma bicicleta elétrica inflável e modular

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a Poimo, uma bicicleta elétrica inflável e modular
Avatar do autor

Por Kris Gaiato

via nexperts

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma bicicleta elétrica com estrutura totalmente inflável. Batizada de "Poimo" (sigla em inglês para Mobilidade Portátil e Inflável), a invenção tem como objetivo atender particularidades físicas de cada usuário em um formato portátil. 

O projeto foi desenvolvido em parceria com a organização de pesquisa mercari R4D, criada pela companhia japonesa Mercari Inc. Em uma declaração ao Digital Trends, o diretor da equipe desenvolvedora, Hiroki Sato, afirmou que "a maior vantagem da mobilidade inflável é que ela pode ser pequena quando você não a está usando e grande quando você está”. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prática e portátil

A bicicleta pode ser inflada em cerca de um minuto por uma bomba elétrica — ou em mais tempo, por um inflador manual. Além do "chassi", feito de poliuretano termoplástico (material utilizado em colchões de ar), a estrutura também inclui bateria, motor elétrico e rodas, também infláveis. 

A ideia é que o usuário percorra pequenos trajetos e, ao chegar a seu destino, desinfle o veículo e guarde-o em sua mochila. 

Modelos personalizáveis

a  ERATO Kawahara UIN Project via Youtube/Divulgação 

Apesar de lembrar as famosas bicicletas dobráveis, a Poimo vai além: o usuário pode personalizar seu veículo através de um programa criado pela equipe. Para tanto, basta que ele tire uma foto da posição desejada, envie para o programa e adapte o modelo 3D que será gerado em seguida.

Além de poder regular o tamanho de todas as peças, o usuário consegue optar por um modelo de cadeira — especialmente útil para pessoas que possuem limitações físicas. 

Lançamento

a  ERATO Kawahara UIN Project via Youtube/ 

Ainda não há previsão de quando o Poimo chegará ao mercado, mas Hiroki Sato já adiantou que o custo de fabricação dos modelos provavelmente será menor em comparação a cadeiras e bicicletas de metal. Com isso, é possível que o valor final também seja reduzido. O que achou dessa invenção? Você compraria uma Poimo? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias


Comentários

Conteúdo disponível somente online
Conheça a Poimo, uma bicicleta elétrica inflável e modular