Nova York vai proibir venda de carros à gasolina em 2035

1 min de leitura
Imagem de: Nova York vai proibir venda de carros à gasolina em 2035
Imagem: Pexels

No último dia 25 de setembro, o estado de Nova York, nos Estados Unidos, apresentou uma lei que proibirá a venda de novos carros movidos a combustão em 2035. O anúncio foi feito por Pete Harckham, senador norte-americano criador da proposta, e também determina que a venda de caminhões movidos pela queima de combustíveis fósseis seja proibida em 2045.

Com foco na sustentabilidade, a lei também propõe a regulamentação de uma transição para outros meios energéticos, além da produção de combustíveis fósseis, bem como a facilitação do acesso a veículos elétricos e pontos de recarga para comunidades de baixa renda. Dessa maneira, a medida busca complementar os esforços para cumprir a meta nova-iorquina de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 85% até 2050.

Times Square, em Nova York, Estados Unidos. (Fonte: Pexels)Times Square, em Nova York, Estados Unidos. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

De maneira similar, a proposta acompanha a lei do estado da Califórnia, apresentada apenas alguns dias antes da medida nova-iorquina. Nesse sentido, Harckham acredita que os esforços combinados dos estados — junto de outros 14, que também possuem medidas similares — devem incentivar a criação de novas normas em prol da sustentabilidade nos EUA:

"Com Nova York, Califórnia e outros estados apresentando as mesmas políticas de redução de emissões veiculares, a participação combinada do mercado certamente incentivará outros estados a se juntarem," comenta o senador Pete Harckham, em nota oficial.

Os veículos nos Estados Unidos representam 28% em participação nas emissões de gases do efeito estufa do país, enquanto em Nova York o índice chega a 36%. Assim, a medida se faz especialmente importante, principalmente ao considerar as recentes notícias relacionadas as consequências do aquecimento global.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.