Tesla anuncia fábrica na Índia para 2021, mas e o Brasil?

1 min de leitura
Imagem de: Tesla anuncia fábrica na Índia para 2021, mas e o Brasil?
Imagem: Pexels/Reprodução

O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou na última quinta-feira (24) a abertura de uma fábrica da Tesla na Índia. Em resposta a uma pergunta em seu Twitter, o executivo garantiu que isso acontecerá em 2021 "sem falta". De acordo com a previsão original, a abertura seria neste ano. Contudo, algo similar já foi dito por ele acerca do Brasil.

Em razão do adiamento, Musk agradeceu aos seus fãs indianos pela paciência. Segundo a Tesla, a pandemia de covid-19 teria sido a razão principal para a mudança de planos. Além da Índia, outros locais também receberão fábricas da empresa, como Austin, nos EUA, e Berlim, capital da Alemanha.

Tesla chegará ao Brasil?

a  Pexels/Reprodução 

Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro teria iniciado as negociações não-oficiais com a fabricante estadunidense — o que, até o momento, não resultou em nada concreto.

No entanto, as especulações sobre o assunto começaram em 2018, quando Musk revelou em seu Twitter a intenção de instalar uma filial em terras tupiniquins. Desde então, a chama de esperança dos brasileiros em ter uma fábrica da Tesla no país permanece acesa.

Incompatibilidades com mercado nacional

Fonte:  Pexels/Reprodução 

Segundo analistas, as práticas da empresa não correspondem ao mercado nacional, afinal a venda de veículos 100% elétricos representa uma parcela mínima no país. 
Uma análise da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indica que, no ano passado, foram vendidos apenas 539 carros deste segmento. A concessionária brasileira Elektra Motors, que importa carros da Tesla desde 2016, só vendeu 14 unidades da montadora até fevereiro deste ano.

Além disso, o carro mais barato da montadora custa R$ 450 mil e outros modelos podem chegar a R$ 1,2 milhão, preços que fogem totalmente dos padrões de renda nacionais — sobretudo, nos atuais tempos de crise econômica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.