Califórnia banirá carros a gasolina ou diesel em 2035

1 min de leitura
Imagem de: Califórnia banirá carros a gasolina ou diesel em 2035
Imagem: Green Car Report

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, registou uma ordem executiva recentemente para banir a venda de carros que usam gasolina ou diesel até 2035. A mudança visa acelerar a transição do estado para veículos 100% elétricos.

O fim das vendas em 15 anos vale para veículos movidos à gasolina como carros menores, incluindo minivans e SUVs. O banimento começa em 2045 para automóveis médios e pesados, como caminhões e também ônibus.

O governo promete flexibilidade para a transição de veículos pesados, como ônibus e caminhõesO governo promete flexibilidade para a transição de veículos pesados, como ônibus e caminhõesFonte:  CARB 

O governador ressaltou que, para automóveis pesados, a ordem será aplicada levando em conta a viabilidade. Além disso, quem possui um veículo movido à gasolina não precisará se desfazer do carro, já que a ordem é voltada para fabricantes. “Você ainda pode manter seus carros de combustão interna”, disse o Newsom. "Você ainda pode trocá-lo, vendê-lo [como usado]."

Crise climática

De acordo com Newsom, a ordem executiva é uma "ação ousada", mas que promete entregar resultados promissores de maneira mais rápida. Em uma publicação no Twitter, o político disse que os carros não deveriam dar asma para as crianças, derreter geleiras ou piorar incêndios florestais, fazendo referência a uma situação que assola o estado há meses.

"A crise da mudança climática está acontecendo agora, impactando a Califórnia de maneiras sem precedentes, e afetando a saúde e a segurança de também muitos californianos", diz a ordem executiva. "Devemos acelerar nossas ações para mitigar e nos adaptar à mudança climática, e mais rapidamente avançar em direção ao futuro resiliente, com baixo carbono e sustentável."

Segundo Newsom, o setor de transportes representa 50% do carbono emitido na Califórnia. Além de proibir a venda de carros com gasolina a partir de 2035, o governador pretende fechar parcerias com empresas para acelerar a chegada de veículos e opções de abastecimento mais baratas.

Ao todo, a Califórnia conta com 34 fabricantes de carros elétricos registradas atualmente e pretende se tornar uma potência no setor. Uma das montadoras com sede no estado é a Tesla, que recentemente apresentou novidades para o mercado de carros elétricos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.