Motorista cria 'bateria externa' para Model X e pode ser processado

1 min de leitura
Imagem de: Motorista cria 'bateria externa' para Model X e pode ser processado
Imagem: https://www.tesla.com/modelx?redirect=no

A Tesla pode vir a processar um cliente que havia acusado a companhia por problemas em seu Model X. Em tom dramático, James Klafehn publicou um vídeo criticando duramente o serviço de atendimento da montadora, no dia 31 de janeiro deste ano. No entanto, o homem havia modificado o carro para suportar um trailer “extensor de bateria”, desenvolvido por ele próprio.

T-Rex: o trailer extensor de bateria

Em 2018, Klafehn desenvolveu o T-Rex, um trailer dotado de energia extra, capaz de estender a autonomia da bateria de seu recém-comprado Model X.

Em setembro do passado, ele chegou a gravar um vídeo sobre sua invenção, mas não o publicou de imediato porque precisou fazer modificações no automóvel, e temia que elas pudessem gerar problemas que não seriam cobertas pela garantia legal. Esse vídeo do primeiro teste bem-sucedido do T-Rex foi publicado em 5 de julho de 2020.

Naquela ocasião, o Model X de Klafehn parecia consumir metade da energia da bateria padrão do automóvel, sinal de que parte da energia vinha do trailer energizado.

Reclamações e devolução do Model X

Após alguns meses utilizando o trailer extensor de bateria, Klafehn começou a ter problemas em seu Model X. No início deste ano (dia 31 de janeiro), ele publicou um vídeo criticando o desempenho do carro e o serviço de atendimento da Tesla. Possivelmente, ele se apoiou nas alegações da Consumer Reports, que havia eleito o Model X um dos carros menos confiáveis do mercado americano.

As críticas surtiram efeito e o homem conseguiu fazer um acordo com a montadora, que acabou recomprando o carro com defeito.

No dia 29 de junho (mês passado), Klafehn publicou outro vídeo, afirmando estar satisfeito com a negociação feita com a Tesla e informando sobre o recebimento do cheque enviando pela companhia, pela recompra do automóvel.

Anúncio do T-Rex e possibilidade de processo

Após o acordo com a Tesla, Klafehn anunciou, em um vídeo publicado no dia 5 de julho, a criação do trailer extensor de bateria e as modificações necessárias para que o automóvel pudesse suportar sua invenção.

Agora, o criador do T-Rex teme enfrentar problemas com a justiça, uma vez que a Tesla pode processá-lo pelas acusações feitas em janeiro. Caso a montadora leve o caso adiante, ela terá que provar que os problemas do carro foram causados pelas modificações feitas pelo cliente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.