Mercedes e NVIDIA se juntam para criar carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes e NVIDIA se juntam para criar carros autônomos
Imagem: VisualHunt

A Nvidia e a Mercedes-Benz se uniram para desenvolver uma plataforma avançada para equipar veículos inteligentes. Planejado para chegar ao mercado em 2024, o sistema suportará atualizações over-the-air, baliza automática, direção autônoma e mais ferramentas ainda não reveladas.

O sistema será desenvolvido com base na tecnologia de SoC Orin, apresentada pela Nvidia em dezembro de 2019, e aproveitará recursos implementados no Nvidia Drive AGX. Assim que lançados, carros com o projeto contarão com facilidades já conhecidas, como a baliza automática — semelhante ao Tesla Smart Summon — e a direção automática semelhante à do Cadillac Super Cruise.

Além disso, o sistema permitirá que veículos da Mercedes sejam atualizados através de over-the-air e mantenham a experiência dos motoristas sempre rodeada por novidades e aprimoramentos.

a  VisualHunt 

Assim como em sistemas já existentes, o Nvidia Drive utiliza visão computacional para monitorar os hábitos do motorista e notificá-lo através de sons e vibração caso seja flagrado sonolento ou distraído ao volante. Ademais, o sistema evita acidentes de desembarque de veículos — como ciclistas em pontos cegos.

Para a Daimler, levar atualizações para sistemas fora das linhas de produção é sinônimo de qualidade para o produto. “Ao baixar novas funções e aprimoramentos direto da nuvem, nós queremos continuar entregando o que há de mais recente para o sistema e, como consequência, elevar o valor do veículo.”, disse o CEO do grupo Daimler AG Ola Kallenius em um pronunciamento junto a Nvidia.

Intensa competição

A revelação da parceria com a Nvidia é a clara resposta da Mercedes para a concorrência — que está correndo para desenvolver sistemas mais complexos para veículos inteligentes. Antes, a Daimler AG havia estabelecido uma parceria com a BMW, mas o plano de investir US$ 1 bilhão no desenvolvimento dessas tecnologias foi interrompido esta semana.

Em uma notícia divulgada pela Auto News, a Daimler admitiu que a cooperação com a BMW atrasaria o desenvolvimento dos seus produtos e a parceria com a Nvidia seria mais benéfica para as linhas de produção. Resta aguardar mais informações sobre o projeto para conferir se a nova aliança será realmente mais valiosa para a fabricante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.