Alemanha dá 'prêmio' de 9 mil euros para quem comprar carro elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Alemanha dá 'prêmio' de 9 mil euros para quem comprar carro elétrico
Imagem: Volkswagen

O governo da Alemanha anunciou novas medidas que fazem parte do pacote de recuperação econômica do país, um plano que totaliza 130 bilhões de euros e tem como objetivo melhorar a economia local até o final do ano que vem. A ideia é estimular novamente o poder de compra dos moradores, em um momento em que as medidas de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus começam a flexibilizar aos poucos.

Uma das medidas diz respeito à popularização de carros elétricos na região. Quem adquirir um modelo que custa menos de 40 mil euros terá uma "recompensa" em forma de prêmio que chega a 9 mil euros — sendo que dois terços desse valor saem do governo, enquanto o resto é um benefício às próprias montadoras e também vira um desconto no valor final. Veículos elétricos mais luxuosos, incluindo modelos de montadoras como Tesla e Mercedes, não se enquadram. Marcas como Kia, Hyundai, Peugeot, Honda e até mesmo a Volkswagen devem se beneficiar com o pacote.

Por outro lado, automóveis que rodam a partir de combustíveis fósseis e com um consumo considerado exagerado não farão parte nem mesmo dos programas de redução de impostos — e os consumidores interessados terão que pagar ainda mais caro por eles a partir de janeiro de 2021. O governo alemão já tomou medidas anteriores para aquecer esse mercado: a ideia é o fim da fabricação de modelos a combustão até 2030.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.