Elétrico 'meio carro, meio moto' consegue costurar o trânsito [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Elétrico 'meio carro, meio moto' consegue costurar o trânsito [vídeo]
Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=Jdgox5t7TDU

A startup Triggo, da Polônia, anunciou um protótipo de veículo elétrico extremamente compacto, que se confunde, hora com um carro, hora com uma moto. O Triggo EV possui quatro rodas, como um carro comum, mas elas podem ser retraídas, para diminuir a largura do automóvel até ele ficar quase tão fino quanto uma moto.

Você até pode pensar que seria mais fácil ter dois veículos – um carro e uma moto – e alternar entre eles. Porém, muita gente não é fã de motos, seja pela falta de segurança, pela falta de conforto em longas viagens, ou porque elas não são muito cômodas em dias de chuva.

Como o Triggo tem quatro rodas, o motorista não precisa se preocupar em se equilibrar para guiá-lo. Ele também tem uma cabine fechada, que mantém o motorista e um passageiro protegidos contra o vento, o sol e a chuva.

Quando pilotado a uma velocidade máxima de 25 km/h, o veículo pode retrair as rodas e assumir a largura máxima de 85,9 cm. Se estiver acima dos 25 km/h, o veículo deverá ser guiado com as rodas expandidas. Dessa forma, ele fica com largura máxima de 147,8 cm.

O Triggo EV tem dois motores elétricos, que somam 15 kW. São aproximadamente 20 cavalos de potência, com a possibilidade de atingir a velocidade máxima de 90 km/h e uma autonomia de 100 quilômetros.

A empresa disse que o próximo passo é conseguir legalizar o sistema de retração e expansão das rodas do Triggo, para que ele possa ser usado normalmente, no trânsito. Eles também informaram que o objetivo é empregar o Triggo EV como um produto em serviços de viagens urbanas com transporte de passageiros e entregas de mercadorias, e não como um veículo para o usuário final.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.