Veja como é fabricado um carro elétrico [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como é fabricado um carro elétrico [vídeo]
Imagem: YouTube/Reprodução

Fabricar um carro elétrico é diferente de um carro convencional, movido a álcool ou gasolina? Dependendo do modelo, sim, o processo de fabricação pode ser bastante distinto da produção de um automóvel “normal”. Um dos elétricos que apresentam esta diferença em sua criação é o BMW i3s.

Para mostrar como o processo de fabricação de um carro elétrico pode ser diferente, o canal do YouTube Supercharged Petrolhead disponibilizou um vídeo que apresenta o funcionamento da fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha, onde há um espaço exclusivo para a produção do i3s, dividido por trabalhadores humanos e robôs.

Lançado no mercado europeu em 2013, o i3 é um hatch elétrico com autonomia média de 260 km, mas que pode chegar a mais de 400 km nas versões com extensor de autonomia à combustão (REX), item opcional que permite a ele rodar por mais 150 km antes da próxima carga.

O BMW i3 é vendido no Brasil.O BMW i3 é vendido no Brasil.Fonte:  BMW/Reprodução 

As versões mais novas contam com uma bateria de 42,2 kWh (120 Ah), que alimenta um motor de 170 cv de potência, capaz de levá-lo a até 150 km/h de velocidade máxima.

Assista ao vídeo

O vídeo apresenta o processo de produção do BMW i3s 2019, desde a fabricação do conjunto propulsor elétrico à montagem final do veículo, passando pela composição da bateria, produção da célula de fibra de carbono do chassi e muitas outras partes.

A gravação inicia com a produção do motor elétrico do i3, seguida pela conexão da unidade eletrônica de potência à parte superior do propulsor. Logo após, é apresentada a bandeja da bateria e os trilhos de gerenciamento térmico localizados na parte inferior, antes da instalação dos módulos.

Já na parte final do vídeo, é possível ver a célula de passageiros feita de fibra de carbono sendo acoplada à estrutura de alumínio do automóvel, com a bateria e o trem de força, trabalho realizado pelos braços mecânicos, e o acabamento, com uma mãozinha dos trabalhadores.

Por fim, as unidades são inspecionadas e liberadas da linha de produção, ficando prontas para saírem rumo às concessionárias da montadora alemã.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.