Solaris revela ônibus elétrico Urbino 15, que chega ainda em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Solaris revela ônibus elétrico Urbino 15, que chega ainda em 2020
Imagem: Solaris

A Solaris, uma das principais empresas de ônibus da Europa, apresentou recentemente o Urbino 15 LE, seu novo veículo 100% elétrico. Segundo um comunicado enviado à imprensa, o meio de transporte é o primeiro da fabricante otimizado para viagens municipais e intermunicipais com energia limpa.

O novo ônibus da linha Urbino conta com três eixos e 15 metros, com uma bateria de 470 kWh. A fabricante não revelou a autonomia do transporte, mas o site Inside EVs estima que o veículo consiga percorrer cerca de 300 Km por carga.

Fonte:  Solaris 

A fabricante disse que o ônibus terá capacidade para até 55 pessoas e contará com tecnologias já utilizadas em veículos atuais da empresa. Inicialmente, a companhia lançará dois modelos pré-série do Urbino 15 com baterias High Energy+, que podem ser carregadas via plug-in ou pelo padrão pantográfico, utilizado na Europa. Além disso, as duas versões contarão com motor CeTrax de 300 kW e tecnologia SiC na área de propulsão, que reduz a perda de energia.

Fonte:  Solaris 

Enquanto as informações sobre o ônibus ainda são escassas, a empresa já liberou algumas imagens conceituais do veículo, que marca uma grande evolução para a Solaris. Como o produto é o primeiro da linha de elétricos da firma a atender os requisitos para viagens intermunicipais, a empresa conseguirá ganhar mais espaço no mercado europeu com o lançamento.

s  Solaris 

Segundo o anúncio oficial da companhia, o Urbino 15 marca a união da crescente experiência da Solaris com veículos elétricos e também no mercado de ônibus. A empresa ressalta que já produziu mais de 1.300 ônibus de três eixos e com design similar ao novo produto desde 1999.

De acordo com a fabricante, mais detalhes sobre o veículo chegarão dentro das próximas semanas, quando as edições em desenvolvimento terão seu design finalizado e começarão a ser testadas na Europa. Segundo a Solaris, o lançamento da edição final do Urbano 15 LE acontecerá até o final do ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.